Direito da Famec melhora conceito na avaliação do MEC

Ministério da Educação reavaliou a graduação, que obteve conceito 4, em escala de zero a 5

O curso de Direito da Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec), integrante do Sistema Fiep, recebeu conceito 4 na avaliação Ministério da Educação (MEC). A escala varia de zero a 5. A nova pontuação deve-se à qualidade das atividades acadêmicas do curso, como organização didático- pedagógica, corpo docente, corpo técnico administrativo e infraestrutura. A avaliação do MEC aconteceu entre os dias 22 e 24 de agosto, na sede da Famec, em São José dos Pinhais.

Um dos diferenciais para a obtenção do conceito foi a reinauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). O núcleo, denominado Rodrigo da Rocha Loures, em homenagem ao presidente da Fiep, atende a comunidade carente e funciona como defensoria pública do município. O local foi ampliado, ganhou novas instalações e equipamentos. Um Tribunal de Arbitragem e uma câmara de negociação e mediação também foram instalados no NPJ para disseminar ainda mais a prática jurídica entre os acadêmicos e garantir a excelência no ensino jurídico.

Prática e teoria
“O curso alia teoria e prática. Desde a fundação do NPJ, os alunos realizaram mais de 12 mil atendimentos e mais de 5 mil processos estão em andamento”, conta o coordenador João Carlos Adalberto Zolandeck. Ele destaca também o compromisso com a educação para a sustentabilidade, trabalhada de forma transversal na grade curricular. Um exemplo é a disciplina Direito e Gestão Sustentável das Profissões Jurídicas, incluída na grade do curso.

A graduação, que teve sua primeira turma em 2004, conta atualmente com 300 alunos matriculados. Uma sólida formação humanística, além da técnica e prática jurídica fazem parte do perfil profissionalizante do curso. Com foco na sustentabilidade, pesquisa e extensão, o futuro bacharel em Direito da Famec desenvolve, em cinco anos de curso, habilidades e competências para prosseguir estudos e exercer atividades que exijam o conhecimento do ordenamento jurídico.

 Segundo o acadêmico do 8º período de Direito, Thiago Gabriel Mendes Cordova, as atividades práticas são diferenciais do curso. “No núcleo de práticas jurídicas atendemos pessoas carentes, que não teriam condições de custear um profissional. Dedicamos nosso tempo para ajudar as pessoas e não tem nada mais gratificante do que o reconhecimento de nossos clientes”, disse ele.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR