
Empresários de Cascavel e região Oeste comemoraram na noite de quarta-feira (25), o Dia da Indústria. O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, participou da solenidade, que reuniu empresários, presidentes de sindicatos, autoridades políticas e representantes da sociedade. Doze industriais foram homenageados, pela contribuição ao desenvolvimento da região Oeste.
No seu discurso, Rocha Loures que a indústria, como conhecemos hoje, é um fenômeno recente. “Começou no fim do século XVIII e início da XIX. Estamos iniciando o terceiro ciclo da revolução industrial. Primeiro foi a revolução dos transportes, depois da energia. Estamos ingressando no ciclo da economia verde”, disse ele.
Rocha Loures destacou que a economia verde será o modelo dominante de tecnologia, principalmente das cidades. “Cascavel tem todas as condições para ser um espaço de inovação em todas as áreas”, afirmou Loures ao anunciar a parceria com a Faculdade Assis Gurgacz (FAG) para a criação de um Centro de Excelência do Trigo, que transformará a região em excelência na área. “Esse é um exemplo concreto de cooperação entre a indústria e a universidade”.
O prefeito de Cascavel Edgar Bueno destacou a importância econômica de Cascavel para o desenvolvimento da região. “Temos um potencial muito grande. Se tivéssemos a disponibilidade de mais terrenos e infraestrutura, instalaríamos mais empresas. Em 2009, tivemos 140 novos alvarás só para área da indústria. Em 2010, foram 270 novos alvarás. Isso significa que estamos em pleno e franco desenvolvimento”, disse Bueno.
A secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Susana Gasparovic Kasprzak, parabenizou a FIEP pelas parcerias na área da educação. “Destacamos o compromisso da Fiep para a construção de uma escola no núcleo industrial José Antônio Merlin-Morumbi que atenderá os setores metalmecânico, de madeira e mobiliário.
Na ocasião, foi assinado o protocolo de intenções da criação da Indústria do Conhecimento em parceria com a FIEP, SESI, Prefeitura Municipal de Cascavel e o condomínio Núcleo de Produção Industrial de Cascavel. O coordenador regional da FIEP, Gilberto Bordin, e o vice-presidente da FIEP, José Luiz Parzianello homenageou Rocha Loures; o diretor regional do SENAI, João Barreto Lopes, que foi representado pelo diretor de Operações,Marco Antônio Secco; o diretor superintendente do SESI, José Antônio Fares; e o diretor de Relações com Sindicatos e Coordenadorias da Fiep, Milton Witting Bueno, pelo trabalho realizado pela FIEP na região.
Mérito e Benemérito Industrial – O Mérito Industrial é uma homenagem a industriais que contribuem para o crescimento da região. A iniciativa foi da coordenadoria regional da FIEP de Cascavel e Foz do Iguaçu. “Queremos marcar a festividade do Dia da Indústria para homenagear as pessoas que fazem da nossa região motivo de orgulho”, afirmou José Luiz Parzianello, vice-presidente da FIEP e empresário do setor da Construção Civil em Cascavel.
Receberam o Mérito Industrial os empresários João Luiz Felix, diretor presidente da JL Construções Civis, de Cascavel; Orlei Roncaglio, diretor da gráfica Kaygangue, de Palmas; Hylo Francisco Bresolin, diretor da Ferropar, de Cascavel; José Roberto Sartori, gerente de empresas do ramo de agronegócio, de telecomunicações e de eletroferragens; José Romano, diretor da Roma Distribuidora de Pães; e Vilson Vilmar Basso, da Seven Confecções.
O empresário Eugênio de Assis Rossato, da Paraíso Moda Bebê, de Terra Roxa foi homenageado como Mérito como destaque da Indústria. “Sinto-me honrado em receber esse reconhecimento do Sistema Fiep. Sem o apoio da FIEP, SESI e SENAI não seria possível chegar onde chegamos hoje”, observou Rossato.
“Todos os homenageados fazem parte da geração de renda e transformação de nossa região. Temos que nos preocupar não apenas com os empregos na nossa indústria, mas também com a responsabilidade social com a comunidade no entorno de nossas empresas”, disse Vilson Vilmar Basso.
Orlei Roncaglio destacou a importância das parcerias com o Sistema FIEP. “A FIEP nos fornece uma série de ferramentas e subsídios para que possamos inovar e nos desenvolver. No caso da Kaygangue, a parceria se deu através da participação de um edital SENAI/SESI de Inovação. Hoje, temos um produto no mercado e estamos vendendo para todo o país”, disse.
Já o Benemérito da Indústria é uma homenagem póstuma a empresários que se destacaram. Foram homenageados Pedro Luiz Boaretto, da Village Construções Civis, indicado pelo Sinduscon; Itagiba Fortunato, fundador da Tuicial Gráfica e Editora, indicado pelo Sindigraf; Renato Festugato Filho, do Grupo Industrial Madeireira do Paraná, indicado pelo Sindmadeira; Guerino Vitório Scotton, da Fundição Scottôn, indicado pelo Sindimetal; e Osmar Vascelai, da Panificadora Ki Pão, indicado pelo Sindap.
“Vemos nessas vidas o exemplo de tenacidade e respeito público, inventividade, independência. São pessoas que souberam e sabem alcançar o progresso”, concluiu Rocha Loures.