Sesi inaugura Indústria do Conhecimento em Cambé

Esta já é vigésima biblioteca inaugurada no Estado. Até o final do ano outras 54 unidades devem ser criadas

O presidente da Fiep Rodrigo da Rocha Loures inaugurou nesta segunda-feira (23) uma biblioteca Indústria do Conhecimento no município de Cambé, na região metropolitana de Londrina. A unidade foi instalada junto à Escola Municipal Lourdes Gobi Rodrigues e vai atender diretamente as 480 crianças da instituição, entre 6 e 10 anos, além de toda comunidade de jovens e adultos das imediações.

Cada unidade da Indústria do Conhecimento possui uma biblioteca com mais de 1.200 títulos e dez computadores com acesso à internet. Esta é a vigésima biblioteca que o Sesi instala no Paraná, até o final do ano serão criadas mais 54 em todo Estado. Estes empreendimentos são feitos através de uma parceria em que o Sistema Fiep constrói e equipa toda a unidade e o município fornece o terreno e a manutenção do espaço.

Segundo a diretora da escola, Ana Cláudia Kikumoto, a inauguração da biblioteca superou as expectativas, “O acervo é muito atual, são livros de qualidade que serão mais uma ferramenta para o projeto de leitura que nós já desenvolvemos aqui.”, afirmou. Segundo ela, além das crianças, a escola realiza aulas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) durante o período noturno. Estes dois públicos participam de um projeto voltado ao fomento da leitura que utiliza contação de histórias. “Poderão agora contar com uma nova ferramenta de aprendizado.”, observa a diretora.

Segundo o prefeito de Cambé, João Pavinato, além da indústria do conhecimento, em breve a cidade contará com uma unidade do colégio Sesi e também com cursos técnicos do Senai, formatados com a intenção de atender à demanda da indústria local. “É importante aproveitar o potencial para o empreendedorismo que Cambé tem.”, destacou.

“Esta biblioteca é de vocês.”. Declarou o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures aos alunos que participaram do evento de entrega da estrutura. “Usem este espaço para crescerem na vida através da leitura. Quando eu tinha a idade de vocês procurei uma biblioteca perto da minha casa e comecei a ler.”, aconselhou.

Para o aluno Igor Pereira, 9, a biblioteca foi uma grata surpresa. “Pensei que fosse ser mais chata, mas não é, é uma biblioteca diferente.”, observou. Maria Aparecida da Silva, outra futura beneficiada, avó de dois alunos da Escola, também se interessou pelo equipamento. “Eu também vou aproveitar.”, disse.

A cerimônia de inauguração da Indústria do Conhecimento contou com apresentações artísticas de música, com o conjunto Bate Lata e o coral da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) do município, apresentação musical dos alunos da quarta série e a declamação de uma poesia por uma estudante.

Além dos supracitados, dos estudantes e da comunidade, também participaram da solenidade de inauguração da Indústria do Conhecimento a vice-prefeita Cidinha Pascueto, o presidente da Câmara Municipal, Conrado Scheller, a primeira dama e presidente da APMI, Ana Paula de Angeles, o coordenador regional do Sesi, Almir Gaspar Schenfeld, além de lideranças políticas, empresariais, comunitárias e religiosas, como o padre João Almeida, que abençoou a nova biblioteca do município.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR