
Foi lançada na quinta-feira (19), durante a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2011), a revista Crie: educação para o desenvolvimento sustentável. A publicação é resultado de um trabalho conjunto desenvolvido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com o Centro Regional de Integração de Integração de Expertise (Crie), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Na revista são descritas 14 boas práticas que podem ser replicadas em escolas e comunidades. “Essa publicação mostra nossa efetiva preocupação com a educação para o desenvolvimento sustentável. As experiências são tecnologias sociais que nos permitem chegar a muitas pessoas por meio das redes”, disse o diretor de Operações do Senai-PR, Marco Antônio Areias Secco.
Segundo Eloy Casagrande, da UTFPR, o Crie surgiu da iniciativa de professores que se uniram para discutir sustentabilidade na educação. “Fomos o primeiro centro criado na América Latina. Hoje são 85 em todo o mundo. Discutimos tecnologia e inovação, mas a base de tudo é a educação”, observou.
“Difundir ideias com capacidade de transformação é o primeiro passo para a mudança da sociedade”, afirmou Marcelo Risso Errera, da UFPR. “Essa é uma edição simplificada, temos muitas outras ideias que podemos repetir e replicar no Paraná”, comentou Ziole Zanotto Machado, do Crie. Já para Márcia Brunetti, da PUCPR, “a revista é apenas o começo de um projeto que tem tudo para crescer”.