Rocha Loures integra comitiva brasileira aos países nórdicos e Espanha
Ele representará a Confederação Nacional da Indústria. O objetivo da viagem é estreitar relações comerciais
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, integra a missão empresarial que, a partir deste domingo (09), acompanha a visita oficial do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aos países nórdicos e à Espanha. Rocha Loures representa a Confederação Nacional da Indústria, da qual é vice-presidente. A missão visitará Helsinque, Estocolmo, Copenhague, Oslo e Madri, entre os dias 09 e 17 de setembro. O objetivo é estreitar as relações comerciais entre o Brasil e estes mercados.
O primeiro compromisso da comitiva brasileira será em Helsinque, no próximo dia 10, onde acontece o Seminário Brasil-Finlândia sobre Oportunidades de Investimentos no Brasil. Rocha Loures fará palestra no evento sobre as perspectivas da indústria brasileira. Os temas em debate serão Florestas, Celulose e Papel, Telecomunicações, Energia, Bioenergia e o Meio Ambiente e Metalurgia e Mineração. No mesmo dia, Loures se encontra com dirigente da Confederação das Indústrias da Finlândia. Na quarta-feira (12), a missão brasileira participa do Seminário Brazil Day, em Estocolmo, onde Loures apresentará aos empresários suecos um vídeo institucional produzido pela Confederação Nacional da Indústria. Ainda na Suécia, será realizado um Evento sobre Bioenergia e uma reunião com a Confederação das Empresas Suecas e com o Conselho de Comércio da Suécia.
A comitiva estará em Copenhague no dia 13, onde estão programadas uma mesa redonda com a participação do presidente Lula e de empresários locais, a Conferência Empresarial Brasil-Dinamarca e uma reunião na Confederação da Indústria da Dinamarca. Na sexta-feira (14), em Oslo, haverá um café da manhã com a participação de presidentes das maiores empresas norueguesas com investimentos no Brasil e a delegação empresarial brasileira. Em seguida começa o Seminário empresarial Brasil-Noruega. Também está programada uma visita na Confederação das Indústrias Norueguesas – NHO. O último compromisso da missão será em Madri.
As relações econômico-comerciais do Brasil com esses países têm crescido significativamente e de forma contínua nos últimos quatro anos. A área de inteligência comercial do Itamaraty identificou como mais promissores para o incremento do comércio bilateral os setores de biocombustíveis; infra-estrutura, financeiro, papel e celulose; mármores e granitos; produtos florestais; logística; indústria naval e turismo. Nestas áreas, a intenção é estabelecer parcerias e atrair investimentos.
Antes de se integrar à comitiva do presidente Lula, Rocha Loures representa o presidente da CNI, Armando Monteiro, no Fórum Brasil-França Tecnologia, Energia e Sustentabilidade, em Paris, que começou na última quarta (05) e termina nesta sexta-feira (07).