Valorizar é Preciso!

Fiep leva educação ambiental a professores de Antonina

Fiep leva educação ambiental a professores de Antonina
Um dos assuntos abordados foi o concurso literário Valorizar é Preciso!, que será realizado entre os meses de abril e junho

Cerca de 150 professores da rede municipal de ensino público e privado de Antonina participaram, nesta terça-feira (12), de uma capacitação sobre educação ambiental. O treinamento foi realizado pelo programa Valorizar é Preciso!, da Assessoria de Ação Social do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O programa busca mobilizar a sociedade para a correta separação do lixo a fim de facilitar a reciclagem e o uso como matéria-prima para novos produtos industriais.

“A maioria dos professores já trabalha com a educação ambiental como conteúdo transdisciplinar, mas queremos enfatizar a questão da coleta seletiva solidária”, afirma a assessora de Ação Social do Sistema Fiep, Carla Mocellin.

A coleta seletiva prioriza a separação dos resíduos de acordo com o padrão internacional de reciclagem: azul (para descartar papel), verde (para vidro), marrom (orgânicos), vermelho (plástico), amarelo (metal) e cinza (para não-recicláveis). Em outubro de 2006, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que obriga órgãos públicos (federal, estadual e municipal) a separar os resíduos recicláveis e destinar às associações ou cooperativas de materiais reciclados. Em Paranaguá, já está sendo realizada a coleta seletiva solidária e outros municípios estão aderindo ao processo.

Durante a capacitação, os professores e diretores participaram de dinâmicas e palestras sobre educação ambiental, reciclagem e separação do lixo. Outro assunto abordado foi o concurso literário Valorizar é Preciso!, que será realizado entre os meses de abril e junho e premiará as melhores coletâneas de histórias infantis sobre educação ambiental, escritas por alunos de 6 a 10 anos, do ensino fundamental. O concurso será lançado em abril, em Guaratuba. “O livro é o maior instrumento de educação ambiental e queremos envolver os alunos e professores como multiplicadores do conceito”, afirma Carla.

Para a coordenadora da educação de jovens e adultos da Secretaria Municipal de Educação de Antonina, Zenaide da Silva Barros do Rosário, o principal desafio é envolver os alunos no processo de conscientização. “Se os alunos estiverem envolvidos no projeto, conseguiremos atingir os pais e, por conseqüência, toda a comunidade, uma vez que as crianças tendem a ensinar aos pais o que aprenderam na escola”, diz.

Experiências – Tatiane Bittencourt é uma das professoras que participou da capacitação e levará os conceitos aprendidos a seus alunos de 1ª série. “É de extrema importância trabalhar a educação ambiental desde cedo, porque o meio ambiente é um tema em destaque e que chama a atenção das crianças. O principal desafio é ensinar como lidar com o meio ambiente e interagir com ele”, conta.

As professoras Enezy de Andrade e Josiane Rodrigues utilizam as brincadeiras e passeios para ensinar conceitos ambientais. “Como as crianças são pequenas e ainda não sabem escrever, atividades como desenhos, pinturas e confecção de brinquedos com material reciclado chamam mais a atenção dos alunos”, afirma Enezy.

Josiane já notou mudanças no comportamento de seus alunos. “Eles não jogam lixo no chão, não desperdiçam água e observam tudo o que os colegas e pais fazem. Quando notam alguma atitude errada, eles repreendem e ensinam o correto.”

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR