Os desafios das organizações para criar capacidade de compra, acesso e disponibilidade de novos produtos para as classe que estão na base da pirâmide foi o tema de abertura da Semana de Difusão de Iniciativas Sociais, que está sendo realizada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Sesi, no Cietep, em Curitiba. O gerente de Desenvolvimento da Universidade Unisinos, de Porto Alegre (RS), Gustavo Borba, e o professor Filipe Campelo Xavier da Costa, apresentaram estudos que comprovam que “os pobres não são consumidores alvos e não usam produtos vendidos em países desenvolvidos”.
De acordo com o estudo, esta situação se deve, em parte, à estrutura de custos do Brasil, que não pode atender a base da pirâmide. Através de um mapa sistêmico, os professores demonstraram a desigualdade, exploração, necessidade de lucro e a dependência de mercados em desenvolvimento, como os principais geradores de pobreza. Foram apresentados também exemplos de empresas que atuam diretamente no atendimento das classes C e D.
Durante toda a semana foram apresentadas palestras, oficinas e seminários sobre entidades e organizações que aplicam metodologias efetivas de gestão social.. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou o tema “Brasil: o Estado de uma Nação” na terça-feira (06), dia em que temas como “Construindo Sociedades Sustentáveis” foi discutido pela instituição Ecoar para Cidadania e “Tecnologia Social”, pelo Instituto de Tecnologia Social (ITS).
O diretor executivo do Sesi Paraná, José Antônio Fares, enfatizou a importância da realização de um evento de gestão social, com um conteúdo bem diversificado e que expõe a cooperação entre os três setores (1º, 2º e 3º). “É muito importante a abordagem desses temas e de indicadores que gerem reflexões sobre gestão social, levando a soluções para sua condução dentro das empresas”, diz.
Nesta sexta-feira (09), último dia da Semana de Difusão, serão realizadas Rodadas de Responsabilidade Social, nas quais serão apresentados programas da Fundação Abrinq, os índices de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa, além de um panorama do mercado social e as metodologias do Sesi Paraná.