Sesi Paraná implanta projeto educacional em Almirante Tamandaré e Contenda
Convênio foi assinado quinta-feira (29) pelo presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, com os prefeitos Vilson Rogério Goinski, de Almirante Tamandaré, e Hélio Luis Boçoen, de Contenda
O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, assinou nesta quinta-feira (29) convênio com os prefeitos de Almirante Tamandaré, Vilson Rogério Goinski, e de Contenda, Hélio Luis Boçoen, para implantação do projeto educacional Indústria do Conhecimento nestas cidades. Elas estão entre as primeiras do Paraná a receber este projeto, que foi criado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e que se constitui em espaços onde o trabalhador industriário, sua família e a comunidade em geral têm acesso a informações em mídia impressa e eletrônica – livros, DVDs, CDs, periódicos, jornais, gibis, além de acesso a internet.
Rocha Loures explicou que o projeto é mais uma demonstração da atenção que o empresariado industrial brasileiro dá à educação. “Há opinião formada em relação à necessidade de o País dar um salto de qualidade em educação”, disse ele, na solenidade realizada no Cietep, com a presença de secretários municipais, diretores de escolas e professores de Contenda e Almirante Tamandaré. “Os dois municípios foram selecionados para serem um dos primeiros a receber os projetos porque achamos que em ambos a Indústria do Conhecimento tem chance de sucesso. Queremos que sejam experiências bem sucedidas para que possam ser disseminadas no País”, explicou.
Os prefeitos elogiaram a iniciativa, que segundo eles está em consonância com a posição de prioridade dada à educação, por ambas as cidades. “Fico feliz que esta seja posição também da Fiep. Considero fantástico o programa de investimento de R$ 1 bilhão para a qualificação de 600 mil trabalhadores, Vilson Goinski.
O investimento, que será feito pelo Sistema Fiep, em ações do Sesi Paraná e do Senai Paraná, até 2010, faz parte do programa Educação para Nova Indústria, lançado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em todo o país a meta é investir R$ 10,5 bilhões para qualificar 16 milhões de pessoas.
Em Contenda, segundo o prefeito Hélio Luis Boçoen, o equipamento será implantado em uma região carente do município. “O projeto será de extrema valia para as crianças, os jovens e os trabalhadores daquele local”, disse ele. “Iniciativas como essas mostram que o empresariado está sensível às causas dos municípios, está olhando para a comunidade. E neste aspecto, o Paraná tem sido um exemplo”, afirmou.
Rodrigo Rocha Loures enfatizou a importância do trabalho conjunto com os municípios. “O presidente do Sistema Fiep tem o papel de defender a indústria, buscando parcerias estratégicas para que isso aconteça. Minha experiência no cargo vem mostrando quer os parceiros mais estratégicos são os prefeitos”, disse ele. Segundo o presidente, os prefeitos valorizam o empreendimento industrial, porque querem gerar empregos e renda para suas cidades. “É nos municípios que as coisas acontecem. Por isso, essa parceria é motivo de muita alegria”, afirmou.
Pela parceria firmada com os prefeitos, o Sesi Paraná implantará nas cidades a estrutura (módulos de dez por dez metros, modelo padrão), disponibilizando em cada uma delas 1.300 livros impressos; 10.000 títulos em mídia eletrônica, 100 títulos de DVDs e CDs, 100 gibis, periódicos e jornais e computadores. As prefeituras disponibilizam pessoal para atendimento aos usuários e farão toda a manutenção do equipamento.
Em todo o Brasil – O Sesi Nacional prevê a instalação de 240 módulos do projeto Indústria do Conhecimento, em municípios de todo o país. No Paraná, o projeto já tem definida a implantação de 12 unidades, sendo dez em parceria com prefeituras e duas em parceria com as empresas Votorantim, de Rio Branco do Sul, e a Frangos Pioneiros, de Joaquim Távora. Das 12 unidades, cinco estão programadas para iniciar o atendimento até março de 2008.
Em Almirante Tamandaré o módulo será instalado na Rua Maurício Rosemann, próximo a equipamentos sociais como escolas e centros de saúde. Em Contenda, o projeto ficará na Escola Municipal Vanilda Dzierwa, na avenida São João. O acesso aos espaços é livre e gratuito para leitura, consulta ao acervo e pesquisa na internet.