Caiu a ficha no Banco Central, diz Fiep

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), afirmou nesta quarta-feira (11), que a decisão do Copom em reduzir a taxa de juros para 11,25% a.a. é um verdadeiro mea culpa do Banco Central. “Embora tardiamente, caiu a ficha no Banco Central”, afirmou o empresário, destacando que ainda há espaço para redução […]

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), afirmou nesta quarta-feira (11), que a decisão do Copom em reduzir a taxa de juros para 11,25% a.a. é um verdadeiro mea culpa do Banco Central. “Embora tardiamente, caiu a ficha no Banco Central”, afirmou o empresário, destacando que ainda há espaço para redução da Selic. “Temos que ter como meta juros de um dígito”.

Para Rocha Loures, a redução do juro básico poderia ter sido iniciada ainda no final do ano passado para evitar os efeitos da crise internacional sobre a economia brasileira. “Agora que o Banco Central parece ter despertado do seu sono, esperamos que haja uma firme decisão de rever esta política monetária que se transformou num verdadeiro problema estrutural para o Brasil”, destacou.

Segundo o presidente da Fiep, agenda do Copom também deve ser revista. “Neste momento de crise, não cabe mais esperarmos 45 dias para tomar decisões que têm forte impacto sobre a atividade produtiva”, considerou. “É preciso reduzir o espaço ou fazer com que aconteçam reuniões extraordinárias do Copom”.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR