Presidente da Fiep participa da abertura da Movelpar 2007
Feira de Móveis do Paraná, em Arapongas, terá 230 expositores e deve receber 30 mil visitantes do Brasil e de 17 países
O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, participará da abertura oficial da Movelpar 2007 ? Feira de Móveis do Paraná, que será realizada neste domingo (11), às 20 horas, no auditório do Centro de Eventos de Arapongas (Expoara), na região Norte do Paraná. A área de exposição será aberta na segunda-feira (12), a partir das 13 horas.
Em sua 6.ª edição, estima-se que cerca de 30 mil lojistas e representantes comerciais de todo o Brasil e de 17 países passem pelo Expoara até sexta-feira (16) para visitar a feira que este ano conta com a participação de 230 expositores. As principais tendências de móveis para 2007 estarão em exposição das 13 às 20 horas. A organização do evento é do Expoara e do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), que é presidido pelo empresário Valdecir Tudino.
O Sistema Fiep terá um estande na feira para expor produtos e serviços oferecidos pela Fiep, Sesi, Senai e IEL. Em Arapongas, pólo moveleiro do Estado, o Senai conta com o Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário (Cetmam), que é referência nacional de produtos e serviços em qualificação, treinamento, consultoria e design de móveis. O Cetmam capacita em média 1 mil profissionais por ano, através de cursos nas áreas de madeira e mobiliário, design de móveis e gestão de processos industriais.
“Durante a semana, já estão agendadas visitas de caravanas de empresários ao Cetmam”, destacou a gerente da unidade, Márcia Donegá Leandro. Um grupo de empresários do Núcleo Setorial de Móveis sob Medida de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, já confirmou uma visita à unidade na quarta-feira (14). A iniciativa conta com o apoio do Sebrae Paraná.
No estande do Sistema Fiep também será exposta uma mostra de móveis fabricados com Bracatinga, uma ação da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ribeira.
De acordo com a organização da feira, a Movelpar poderá gerar negócios em torno R$ 320 milhões no mercado interno e atingir US$ 15 milhões em vendas para o exterior. Já estão confirmadas as presenças de importadores da Argentina, Austrália, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Escócia, Espanha, Guatemala, Holanda, Índia, México, Moçambique, Peru, Quênia e Sérvia.
Os estrangeiros participarão de rodadas de negócios com os expositores inscritos no projeto Comprador, uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Agência de Promoção de Exportações e Investimento (Apex) com o apoio do Sima.