O Senai, instituição do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), premiou nesta sexta-feira (18) os vencedores da Olimpíada do Conhecimento 2005. O evento reuniu durante uma semana 91 alunos dos cursos de formação do Senai de todo o Paraná que disputaram provas em 25 áreas de ocupação. Os primeiros colocados em cada ocupação receberam medalha de ouro e representarão o Paraná na olimpíada nacional, que acontece em março de 2006, em Recife, de onde sairão os representantes do Brasil para o torneio internacional, que será em 2007 no Japão.
“Todos vocês que participaram desta competição são vencedores porque já foram selecionados entre um universo de 60 mil alunos que fazem os cursos do Senai”, disse o diretor regional da instituição, Carlos Sérgio Asinelli, na solenidade de encerramento do evento. Segundo ele, pela qualidade demonstrada nas provas, o Paraná estará sendo muito bem representado na olimpíada nacional.
O diretor do Senai explicou que este ano o Paraná decidiu seguir, na etapa estadual, o mesmo modelo da competição nacional, concentrando em Curitiba todos os competidores. “A intenção foi já permitir aos alunos o convívio neste mesmo ambiente que terão que enfrentar nacionalmente”, disse. De acordo com Asinelli, a intenção é melhorar a performance do Paraná no evento nacional. “Acreditamos que temos potencial para melhores resultados nacionalmente do que o que vínhamos tendo em anos anteriores”, disse.
O coordenador geral da Olimpíada do Conhecimento, Marco Secco, diz que o grande objetivo do evento foi conquistado. “A Olimpíada é uma forma de valorizarmos o papel da formação profissional no contexto sócio-econômico e cada vez isso fica mais claro”, destaca, lembrando que o índice de empregabilidade dos egressos do Senai é de 85%, em média, sendo que em algumas áreas, como mecatrônica e robótica, chega a 100%. “Isso prova que o certificado do Senai é um passaporte para o mercado de trabalho”, afirma.
Os vencedores
Bruna Tatiana da Silva, primeira colocada na modalidade Fresagem CNC, comemorou muito a vitória. Ela conta que se preparou muito e acredita que este título vai ajudá-la muito na carreira profissional que pretende seguir. Aluna do curso de mecatrônica do Senai da Cidade Industrial de Curitiba, Bruna diz que escolheu esta atividade por influência do pai, que trabalha na área.
Marina Loyola, medalha de ouro na modalidade confecção industrial, conta que a vitória foi uma superação de vários obstáculos. “Quando temos uma meta conseguimos superar nossos próprios limites”, afirma. Mariana conclui o curso no final do ano e tem planos de seguir carreira na área.
O aluno do curso do Senai de Ponta Grossa, Éderson Tlumaski, foi o primeiro colocado na modalidade Mecânica a Diesel. Para ele, a participação na competição e o resultado positivo certamente será um diferencial em seu currículo. Éderson, que já atua na área, acredita que agora terá melhores condições de crescer profissionalmente.
Veja a relação completa dos vencedores
Ezequiel Vieira (revestimento cerâmico- Senai-Cietep)
Marina Loyola Ramires (confecção-Senai-Cietep)
Odair Ribeiro Pereira (construção em alvenaria – Senai-Cietep)
Stephanie Schafer Lock Netto (design da moda – Senai-Cietep)
Fabiano Nicolim (eletricidade industrial – Senai Maringá)
Gustavo Galeazzi Bacil (eletricidade predial – Senai CIC)
Rodrigo Alexandre Siqueira (eletrônica industral – Senai CIC)
Robert Venâncio (ferramentaria – Senai CIC)
Bruna Tatiane da Silva (fresagem CNC – Senai CIC)
Edson Leonardo dos Santos (Instalação e manutenção de redes – Senai CIC)
Jéssica Coppi e Andrei Kanenovski (instrumentação e controle de processos – Senai CIC)
Agostinho Kuhnen Júnior, Guilherme Sokolovicz e Marcos Paulo Ribas da Silva (manufatura integrada – Senai CIC)
Fernando Barbato (marcenaria – Senai São José dos Pinhais)
Rodrigo Teixeira (mecânica de automóvel – Senai Ponta Grossa)
Éderson Tlumaski (mecânica diesel – Senai Ponta Grossa)
Rafael Gusoni (mecânica geral – Senai CIC)
Erik Rocha Witkowski e Raphael Langaro (mecatrônica – Senai CIC)
Adir Martins Junior, Julio Cezar Machado e Cássio Geraldo da Silva (robótica lego – Senai CIC)
Daniel Laverde, Eloisio Expedito de Souza e Guilherme Raphael de Spuza (robótica industrial – Senai CIC)
Felipe Juliani Topan (soldagem-Senai Cietep)
Rafael Igor Choinacki (Tecnologia da informação – Senai Ponta Grossa)
Bruno Engracio da Silva (tornearia CNC – Senai CIC)
Eduardo Bill (tornearia mecânica – Senai CIC)