Autoconhecimento é a chave para o desenvolvimento de competências, afirma especialista
Eleito um dos 200 mais destacados headhunters do mundo, Robert Wong deu dicas para a construção de uma carreira de sucesso. Palestra aconteceu na Expotalentos que termina nesta quinta-feira (06), em Curitiba
Cerca de 45% das pessoas que se formam não exercem a profissão para a qual se formaram. Isso acontece porque os jovens escolhem profissões que não são significativas para eles, mas porque estão na moda ou porque são impostas pela família ou ainda por falta de opção. O resultado é a frustração. A afirmação é de Robert Wong, eleito um dos 200 mais destacados headhunters do mundo pela revista The Economist. Com a experiência de 23 anos atuando como headhunter, Wong insiste que “é preciso fazer o que se gosta e para isso é preciso saber do que se gosta, através do autoconhecimento”. Robert Wong ministrou a palestra magna “Realizando seu Verdadeiro Potencial” na noite da última quarta-feira (05) na Expotalentos – Feira de Estágios e Profissões realizada pelo IEL Paraná.
Para o headhunter, não é por falta de mercado que o jovem não exerce a profissão ao sair da universidade. “Se a profissão não é exercida é porque não era a sua vocação. Se fosse, não haveria desistência na primeira ou segunda dificuldade, seriam criadas condições para obter êxito e sucesso”, afirmou. É por esta razão que Robert Wong considera fundamental o autoconhecimento. “Tudo o que cada um pode ser está dentro de si”, explicou Wong, ressaltando que a questão básica da realização de cada um para saber onde pode chegar e aonde vai se desenvolver melhor é buscar a vocação, não a carreira. Ele explicou que a palavra vocação vem do verbo vocare, que significa chamar, vocal vem do chamado. “Daí vem a sua voz interna, seu chamado interior. Para dar certo, é preciso se descobrir, e descobrir seu verdadeiro caminho, a sua vocação”, disse.
De acordo com Wong, a primeira preocupação de um jovem que sonha em se tornar um profissional de sucesso deve ser desenvolver o autoconhecimento. “Não adianta investir só na teoria e na experiência. É preciso ter autoconhecimento, conhecer o seu verdadeiro caminho. É preciso estar motivado e inspirado com o que se faz. A pessoa só se realiza quando acha o seu caminho. A motivação profissional requer autoconhecimento, se ela está motivada, acha o seu verdadeiro caminho”, afirmou o headhunter. Ainda de acordo com ele, o autoconhecimento, o Know-how, o relacionamento e o conhecimento são as competências que os estudantes devem desenvolver para tornarem-se profissionais desejados pelo mercado. “O conhecimento é fundamental para desenvolver o potencial”, contou.
Segundo o especialista, o autoconhecimento se conquista por meio da informação e do conhecimento (teoria) aliada às situações, aos eventos, aos acontecimentos que ensinam uma lição (prática e experiência). É preciso juntar as duas para ter a sabedoria”, considerou.
Entrevista de emprego – Falando mais do ponto de vista prático, Wong deu dicas aos jovens de como se comportar para ter sucesso numa entrevista de emprego. “O principal é transmitir confiança, pois ela é sim um ponto decisivo para a escolha de um candidato. Quem tem conhecimento, tem confiança. A autoconfiança é o que realmente procura um empregador quando olha para um candidato. O autoconhecimento gera a autoconfiança”, defendeu o headhunter.
“Com autoconhecimento é possível conquistar a empregabilidade, ou seja, oferecer para o mercado aquilo que se tem de melhor, e não apenas aceitar uma oferta de um emprego – que não será tão duradouro quanto à empregabilidade”, explicou Wong. “É preciso ter boas IDAS para se ter um bom retorno”, declarou. No caso, IDAS significa: Intenção, Decisão, Ação e Sustentação. O importante não é ser ou ter e, sim, fazer”, concluiu.
O estudante de psicologia, Clerverson Sato, participou da palestra de Wong e garante que tirou boas lições do evento. “Entendi que o ponta-pé inicial depende somente de mim, do meu autoconhecimento. Desenvolverei mais a proatividade, pois quem sabe o que quer, sabe o que fazer”, contou o estudante de 21 anos.
Já para Jean Pierre, de 19 anos, a palestra serviu para motivá-lo quanto à autoconfiança. “Tenho que aprender a “ouvir” minha voz interior, procurar minha essência, desenvolver meu autoconhecimento e posteriormente a autoconfiança. Quero saber quais são meus verdadeiros potenciais”, disse o estudante de marketing.
Segundo Robert Wong, os jovens que participam da Expotalentos 2008 estarão investindo no seu autoconhecimento e aumentando suas chances de ingressar no mercado de trabalho. “A escola ensina, a vida educa. É de maneira participativa que se desenvolve a riqueza do conhecimento, não se pode sentar e esperar que isso aconteça”, afirmou. Para o especialista, participar de um evento que discute o mercado de trabalho é uma grande oportunidade de se ter abrangência maior sobre o assunto, fazer novos contatos e até mesmo novas amizades. É a oportunidade de se tirar uma lição, aprender o que a escola não ensina. “A participação na Expotalentos vai ajudar o jovem no seu autoconhecimento, na descoberta de novas coisas e até se enxergar melhor, com a ajuda de outras pessoas”, afirmou.
Wong acumula experiência profissional em empresas de serviços em segmentos de engenharia, banco, consultoria e gestão empresarial. É autor do best seller “O Sucesso Está no Equilíbrio” que está em sua 10ª edição e do livro SuperDicas para conseguir um ótimo emprego, publicado em junho deste ano. Diretor-presidente da Robert Wong Consultoria Executiva, ele introduz métodos únicos aliando teoria, prática e autoconhecimento, buscando motivar e inspirar as pessoas a desenvolverem seu verdadeiro potencial como seres humanos. Tem como clientes, em sua maioria, grandes empresas nacionais e internacionais de diversos setores.
Expotalentos 2008 – A Feira acontece das 14h às 21h e inclui uma ampla programação com 112 palestras e workshops sobre carreira, tendências e oportunidades de mercado. Há apresentação de cases das melhores empresas para se trabalhar e de empresas de sucesso. A Feira, que termina na noite desta quinta-feira (06) é aberta para estudantes, recém formados, empresários, escolas, instituições de ensino e empresas de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local (Av. Comendador Franco, 1341 – Jd. Botânico).
A Feira abriga 50 estandes de empresas e instituições interessadas em apresentarem seus serviços, cursos e produtos voltados à área de formação e gestão de carreira, concentrando as melhores empresas, agências de RH e instituições de ensino. No mesmo local, o público interessado nos cursos de capacitação, vagas de estágios e produtos ofertados pelo IEL e demais entidades do Sistema Fiep, terá a oportunidade de se cadastrar e conhecer em mais detalhes os serviços.
Espaço Interação – Uma tenda para a convergência de idéias, com o lançamento de livros e publicações, pesquisas e estímulo ao diálogo sobre temas de interesse do público participante faz parte da programação da Feira.
A programação completa da Expotalentos 2008 está disponível no site do evento: www.ielpr.org.br/expotalentos.