Observatório Sesi/Senai/IEL

Sistema Fiep e UTFPR discutem oportunidades e desafios

Sistema Fiep e UTFPR discutem oportunidades e desafios
Cerca de 80 representantes da universidade conheceram na última quinta-feira (8), no Cietep, em Curitiba, pesquisa desenvolvida pelo Sistema Fiep que identifica as áreas mais promissoras para o Paraná até 2015

As áreas mais promissoras para o Paraná até 2015 e as trajetórias que deverão ser percorridas para aproveitar essas oportunidades e garantir competitividade foram apresentadas pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), na última quinta-feira (8), no Cietep, em Curitiba, a 80 representantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). “A idéia é colocar em prática a estratégia da inovação, que é a mais viável para garantir competitividade. Por isso, é fundamental estabelecer cooperações estratégicas entre o setor industrial e os centros de pesquisa”, explicou o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

No encontro com os profissionais da UTFPR, o Sistema Fiep apresentou a pesquisa “Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense” que foi desenvolvida durante dois anos pelo Observatório Sesi/Senai/IEL. “Participamos da primeira fase do trabalho. Esta é mais uma etapa de um caminho que vem sendo construído em conjunto. A Fiep tem esse papel catalisador. Acho que nenhuma outra entidade teria capacidade de realizar essa pesquisa”, considerou Éden Januário Netto, reitor da UTFPR.

Para ele, a pesquisa servirá como “base e indicação para a definição de cursos de formação, pesquisas e novas parcerias.” Além do reitor, participaram do encontro o reitor eleito para os próximos quatro anos Carlos Eduardo Cantarelli, o conselho diretor e gerentes dos 11 campi da UTFPR.

“Inicialmente, identificamos os setores portadores de futuro do Paraná. Agora, as rotas estratégicas apontam os caminhos que devem ser seguidos para fazer com que isso aconteça”, afirmou Marília de Souza, coordenadora do Observatório Sesi/Senai/IEL.

No encontro foram discutidas as demandas de formação profissional nos setores já trabalhados, além de oportunidades e desafios para a universidade. Os setores já trabalhados são: energia, indústria agroalimentar, produtos de consumo, microtecnologia, biotecnologia aplicada à indústria animal e biotecnologia aplicada às indústrias agrícola e florestal.

A pesquisa envolveu 150 especialistas e demandou dois anos de trabalho e cruzamentos de diversas informações. Foram levantados dados como vocações regionais, avanço tecnológico, mão-de-obra especializada, oferta de centros tecnológicos e de pesquisa, necessidades atuais e a longo prazo e tendências do mercado nacional e internacional.

O projeto foi desenhado para execução em duas fases. Na primeira, foram analisadas as seis áreas de futuro para o Estado já trabalhadas. A partir deste ano serão contemplados outros cinco setores: papel, metalmecânico, plástico, saúde e turismo.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR