Artista ministra Oficina sobre Formas Animadas
A Oficina será de quarta a sexta-feira e faz parte do festival de Teatro de Bonecos, patrocinado pelo Sesi, que será realizado no próximo fim de semana, no Barigüi
O Sesi Teatro de Bonecos, que acontece no próximo fim de semana, no Parque Barigüi, em Curitiba, vai além de mostrar ao público o que há melhor desta arte no Brasil. Dentro da programação do evento será realizada também a oficina “Formas Animadas – vertentes seculares e contemporâneas do patrimônio imaterial da história humana”, ministradas por Fernando Augusto Gonçalves, bonequeiro, encenador e curador do festival.
A oficina será de quarta a sexta-feira (de 30 de agosto a 01 de setembro), das 8 horas às 12h30, na unidade do Sesi no bairro Boqueirão. As inscrições podem ser feitas diretamente na unidade pelo telefone (41) 3271-8900.
Gonçalves passará aos participantes a experiência de pesquisador do boneco brasileiro e das artes da tradição popular. O artista é, também, criador do Mamulengo Só-Riso, do Museu do Mamulengo de Olinda, e do Museu de Artesanato de Pernambuco. No sábado (2), dando seqüência à oficina, os alunos participam no local do festival, podendo utilizar a exposição e a cenografia do evento.
A oficina é gratuita e direcionada a um público específico, formado por pessoas que estejam envolvidas com arte e educação ou que já tenham tido contato com o teatro de bonecos – como atores, bailarinos, artistas plásticos, músicos, cenógrafos, artesãos, produtores e animadores culturais.
Durante os quatro dias da oficina os alunos terão acesso aos princípios básicos da linguagem cênica e aos processos de interpretação utilizados neste tipo de teatro. Entre os conteúdos está a apresentação do boneco como elemento ritualístico das culturas primitivas. Será feita uma análise dos conceitos das culturas erudita e popular, com a abordagem de temas como folclore, sincretismo, interculturalismo, cultura afro-cubana, afro-brasileira e o mamulengo.
Festival – É a primeira vez que o festival Sesi Bonecos do Brasil vem à Curitiba. Durante os dois dias do festival 13 companhias brasileiras apresentarão espetáculos e mostrarão ao público as variadas faces da arte do teatro de bonecos.
Alguns desses grupos são a Trip Teatro de Bonecos (SC), Giramundo (MG) – uma das mais premiadas em todo o mundo -, Cia. da Tribo, Truks (que recebeu os principais prêmios do teatro para crianças do País) e Teatro Ventoforte (que em 1974 apresentou a peça considerada marco do teatro para crianças no Brasil), os três de São Paulo, e Miyashiro Teatro de Bonecos, do Paraná.
No palco, crianças e adultos poderão conhecer diversas técnicas, como os bonecos de luva (marionetes e mamulengos), manipulação com vara e teatro de sombras, além do divertido desfile de bonecos gigantes de Olinda – cidade considerada o berço dos bonecos no País.