Fiep organiza missão para Alemanha

Em parceria com o governo do Estado, federação planeja levar paranaenses em abril para a Alemanha, além de trazer ao Paraná uma missão de empresários da região italiana de Parma

Frankfurt e Berlim são os destinos dos paranaenses em abril de 2006. A ida de uma missão de empresários paranaenses para estas regiões foi definida pelo presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, e a direção da Câmara Brasil-Alemanha, nesta quarta-feira (19), em Frankfurt.

“Após a missão à França, a Fiep e o governo do Estado estão estabelecendo contatos com entidades industriais e comerciais da Itália e Alemanha, visando ampliar o intercâmbio com dois importantes mercados da Comunidade Européia”, afirma Rocha Loures. Ele informa que, além do contato com a Alemanha, acertou com o presidente da Confindustria Emilia-Romagna, Mauro Rossi, a vinda de uma missão de italianos da região de Parma ao Paraná, também em abril.

Rocha Loures informa que a missão que irá Alemanha deve focar os setores alimentar, de software, de energia renovável e saúde. “Hoje, na minha apresentação na Bolsa de Frankfurt, os industriais alemães demonstraram grande interesse por estes setores, seja para comprar produtos ou estabelecer parcerias e joint-venture”, disse.

Neste encontro, o presidente da Fiep apresentou a cerca de 100 empresários alemães um vídeo sobre o programa Invest Paraná, criado para auxiliar empresários e investidores interessados em expandir seus negócios e investir no estado. “O programa oferece informações sobre as potencialidades do Paraná, ajuda na identificação de locais para instalação de fábricas e oferece assessoria para captação de financiamentos”, informou Rocha Loures.

No mesmo encontro, foram apresentadas as potencialidades da região de Londrina e da Agência Terra Roxa. O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Cláudio Tedeschi, e o presidente da Agência Terra Roxa de Desenvolvimento, Adrian von Treuenfels, mostraram as oportunidades de negócios da região, incluindo a apresentação do parque tecnológico da região.

Parma – Da mesma forma que foi feita em Frankfurt, Rocha Loures e os representantes de Londrina apresentaram o potencial do Paraná na Feira de Alimentos de Parma – Cibustec. “O resultado é que o Paraná vai receber em abril de 2006 uma missão de empresários da região italiana da Emilia-Romagna”, afirma Rocha Loures. Segundo o presidente da Fiep, a missão será formada, em especial, por empresários de pequeno e médio portes ligados ao setor alimentício.

Falando para mais de cem empresários italianos, durante a Cibus Tech, Rocha Loures disse que o Paraná pode se tornar um grande parceiro comercial dos italianos, seja no fornecimento de matéria-prima, produtos semi-manufaturados e industrializados, seja na formação de joint-ventures ou troca de tecnologia. “Apresentei o potencial do Estado, que tem fortes e modernas empresas no setor agroindustrial, que representa um terço da economia paranaense. Mas também destaquei as nossas competências nas áreas de inovação e tecnologia”, afirmou Rocha Loures.

De acordo com o presidente da Fiep, nesta semana o Brasil foi destaque na Itália, país que recebeu diversas missões brasileiras, incluindo a do presidente Luis Inácio Lula da Silva e do presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro. “Além do encontro promovido pela Fiep, em Parma, representantes do Sebrae e da Câmara de Vereadores de Londrina, mostraram em diversos pontos da Itália as potencialidades do nosso estado e do país”, afirmou.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR