Ação Global 2008

Mutirão de cidadania reúne 1.300 voluntários, de 100 empresas e entidades

Mutirão de cidadania reúne 1.300 voluntários, de 100 empresas e entidades

Realizada em parceria pelo Sesi e a Rede Globo, a Ação Global recebeu 20 mil pessoas e prestou 50 mil atendimentos nas áreas de cidadania, responsabilidade social, educação, saúde e lazer  

Mais de 1.300 voluntários, de 110 empresas, sindicatos empresariais e entidades dos mais diversos setores, participaram neste sábado (17), em Curitiba, da Ação Global 2008, grande mutirão pela cidadania realizada em parceria pelo Sesi e a Rede Globo. O evento recebeu 20 mil pessoas, prestando cerca de 50 mil atendimentos de serviços de cidadania, responsabilidade social, educação, saúde e lazer.

“A grande importância deste evento é a mobilização pela cidadania e pelo voluntariado”, disse o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Sandro Nelson Vieira, que representou o presidente Rodrigo da Rocha Loures na abertura. “A participação neste grande mutirão proporciona uma sensação de pertencer e estar presente na sociedade”, declarou Vieira, destacando a importância da participação dos voluntários no evento. “Nada poderia ser feito se não tivéssemos esta rede de voluntários, que, de coração, estão dedicando tempo e energia, em benefício do próximo”, afirmou.

O diretor executivo do Sesi Paraná, José Antonio Fares, ressaltou a grande marca da Ação Global, que é de reunir parceiros num grande evento de promoção da cidadania. “Estamos agora aprimorando o formato da Ação Global. Neste ano, além da prestação de mais de 150 diferentes tipos de serviços, estamos realizando uma pesquisa para acompanhar mais de perto os cidadãos atendidos e avaliar o impacto do programa na inclusão social e melhoria da qualidade de vida”, explicou Fares.

A pesquisa, realizada durante o evento, por empresa especializada contratada pelo Sesi Paraná, ouviu usuários representativos de cada serviço e vai acompanhá-los nos próximos meses para identificar os resultados. Por exemplo, o encaminhamento de documentos básicos, como pré-requisito para o mercado formal de trabalho; exames e orientação sobre prevenção de doenças crônicas (diabetes, colesterol, hipertensão) doenças graves, como o câncer; acesso a informações sobre alimentação saudável, atividade física e outras iniciativas de promoção da saúde.

“Esse acompanhamento nos permitirá ampliar o alcance da Ação Global, pois é possível que muitos cidadãos possam receber apoio mesmo depois do grande evento”, explicou José Antônio Fares.  

Festa da cidadania – Os artistas globais Diogo Almeida e Marcela Barroso, que vivem os personagens “Rudolf e Ramona” na novela “Duas Caras”, participaram da Ação Global em Curitiba e chamaram muito a atenção do público, principalmente jovens e adolescentes. “É muito importante que existam instituições preocupadas com o bem-estar e educação da população”, disse a atriz. Diogo lembrou que no evento as pessoas têm a oportunidade de tirar documentos, cuidar da saúde. “É uma grande festa da cidadania”, afirmou ele.

Neste ano, 93 casais formalizaram união no casamento coletivo realizado na Ação Global. O casamento é um dos principais serviços de cidadania oferecido. “Para nós faltava apenas o registro civil, que não pudemos ter antes por falta de dinheiro e por causa da burocracia. A Ação Global é uma oportunidade única de resolvermos esse problema”, disseram os noivos Celina Fillies do Nascimento e Rafael de Moraes Rosário. Eles estão juntos há nove anos.  Célia da Silva e Dorival Sampaio da Silva moram juntos na Vila Autódromo, de Curitiba. “Como não tínhamos dinheiro para o cartório, o padre da nossa igreja indicou a Ação Global. Gostamos muito”, contou Célia.

Primeiros da fila – João Perez, 53 anos, profissional de eletrônica  e atualmente desempregado, foi o primeiro a chegar na fila da Ação Global de Curitiba. Residente próximo da unidade Sesi Boqueirão, ele chegou a 1h30 da madrugada deste sábado, sob um frio de 5 graus.

“Preciso urgentemente de consultar um oftalmologista para usar óculos”, contou Perez, que é pai de oito filhos.  “Preciso trabalhar. A minha profissão exige vista boa e estou tendo muita dificuldade. Quando soube da Ação Global já me prepararei para vir, pois aqui a consulta é feita rapidamente e o atendimento é muito bom”, afirmou.

Na fila de documentos, o primeiro a chegar foi Felipe Gustavo Schibiliski, de 17 anos.  Ele chegou às 3 horas da madrugada, interessado em encaminhar o RG e o CPF. Felipe estava desempregado e agora já tem um emprego em vista. “Preciso urgentemente dos documentos para o caso de eu conquistar essa vaga”, afirmou, ao lado da esposa, Daniele, de 22 anos, que o acompanhou.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR