Senai qualifica 495 trabalhadores da região Sudoeste
Trabalhadores de 18 municípios estão sendo qualificados para atuar nas indústrias do Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecções e Moda
O Senai está qualificando profissionalmente 495 trabalhadores de 18 municípios da região Sudoeste do Paraná para atuar nas indústrias do Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecções e Moda. Iniciados em 31 de janeiro, os cursos de Qualificação Profissional vão até o dia 30 de abril. Além disso, 15 profissionais estão sendo preparados para atuarem no setor de metal leve.
Atendidos por meio do Plano Territorial de Qualificação (PLANTEQ) – um programa do Ministério do Trabalho que incentiva a qualificação profissional por meio de cursos orientados a suprir a demanda de mercado e financiados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), os alunos são trabalhadores com mais de 16 anos – empregados, desempregados ou em vias de perder o emprego.
O Sistema Fiep, por meio do Senai Paraná, é uma das entidades executoras do PLANTEQ. Neste caso, a instituição desenvolve um projeto-piloto de atendimento direcionado ao APL de Confecções e Moda da região Sudoeste. O Senai Paraná foi contratado por meio de um convênio com a Secretaria de Estado do Trabalho Emprego e Promoção Social (SETP). A iniciativa conta também com o apoio do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sudoeste do Paraná (Sinvespar).
Os trabalhadores estão sendo capacitados nos cursos de Operador de Máquina de Costura Industrial, Auxiliar de Modelagem, Desenho Técnico de Moda, Planejamento de Coleções e Planejamento de Encaixe, Risco, Enfesto e Corte.
Entre os municípios contemplados, Francisco Beltrão, Pato Branco, Nova Prata do Iguaçu, São João, Coronel Vivida, Chopinzinho, Mangueirinha, Ampére, Capanema, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Santa Isabel do Oeste, Itapejara do Oeste, Dois Vizinhos, Planalto, Salto do Lontra, Santo Antônio do Sudoeste e São Jorge do Oeste.
No Paraná, o PLANTEQ não abrange apenas o setor de Confecção e a região Sudoeste mas também outras áreas como Construção Civil, Eletroeletrônica e Metalmecânica e também outras unidades do Senai em Curitiba, Cianorte, Ponta Grossa, Rio Branco do Sul e Telêmaco Borba. Nestes municípios, há outros 225 alunos sendo capacitados. No total, o Senai está qualificando 720 alunos por meio do PLANTEQ.