Educação e mercado

Estudantes conhecem os principais desafios para a construção da carreira e gestão do futuro

Estudantes conhecem os principais desafios para a construção da carreira e gestão do futuro

Palestra promovida pelo IEL abordou competências humanas e tendências do mercado. Evento aconteceu em Curitiba e foi transmitido para o interior do Paraná e para seis estados brasileiros

As pressões socioambientais oriundas da degradação ambiental e mudanças climáticas; as inovações tecnológicas e o explosivo crescimento da internet; e capacidade de aprendizagem e de trabalho superior do mercado chinês são as megatendências globais que vieram para ficar. Para ser bem sucedido no mercado de trabalho, o jovem precisa buscar alinhamento constante com estas forças globais que transformam o mundo dos negócios, através do desenvolvimento de competências humanas duráveis – que ultrapassam as inovações tecnológicas e não são obsoletas, com a combinação de knowhow com experiência e com escolhas conscientes. A afirmação é de Mariah Miyuki Endo, diretora executiva da Universidade da Experiência (Uexp), que proferiu a palestra “Megatendências globais e a excelência na gestão do futuro”, promovida pelo IEL Paraná nesta quarta-feira (14), em Curitiba.

Quinhentos estudantes participaram da palestra, que foi transmitida via teleconferência para os municípios de Toledo, Cascavel, Maringá, Londrina e Ponta Grossa, além dos Estados do Mato Grosso, Acre, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

“Todos podem desenvolver as competências necessárias para atender as demandas e tendências do mercado e quanto mais cedo iniciar este processo, mais rápido se atinge o grau que o mercado exige”, afirma Miyuki, ressaltando que o jovem deve buscar o desenvolvimento das competências humanas, tanto quanto o desenvolvimento das competências técnicas. “A capacidade de inovar e desenvolver soluções criativas; atuar com responsabilidade social e ambiental; pensar estratégica e sistematicamente; saber se comunicar e se relacionar; saber negociar e harmonizar interesses divergentes; ter capacidade de aprender, superar e ter flexibilidade; proatividade; ter foco em resultado e saber tomar decisões são algumas competências duráveis, que só podem ser adquiridas com a prática”, explica a palestrante.

Segundo ela, não existem fórmulas prontas para o sucesso, cada um deve explorar seus objetivos e qualidades e assim criar sua própria fórmula. “Os jovens precisam pensar com a própria cabeça sobre como garantir a excelência na gestão do futuro. Não existem “receitas prontas" ou "fórmulas mágicas", o que podemos fazer é estimulá-los e desafiá-los a criar a sua própria receita, definindo qual o perfil de profissional que melhor combina com o seu jeito de ser e com o seu talento”, afirma Miyuki. “A receita própria de sucesso e o seu jeito de ser e pensar não podem estar desconectados da realidade de um mundo em contínua transformação”, alerta. 

Para Armando Moreira Filho, coordenador do IEL Paraná, o evento trás benefícios aos estudantes e para as empresas que oferecem oportunidades de estágio. “O tema é atual e interessante, os participantes estão atualizados e conscientes das exigências do mercado, estão desenvolvendo o auto-conhecimento para conquistar o mercado de trabalho, aumentando a competitividade. As empresas não terão tanta dificuldade em encontrar candidatos com o perfil e diferencial que buscam”, diz o coordenador, lembrando que há muitas vagas de estágio, porém nem sempre estas vagas são preenchidas porque existe pouca disponibilidade de estudantes qualificados para preenchê-las.             

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR