PRAT promove aula prática para gerenciadores de máquinas
O Programa Sesi/Senai de Redução de Acidentes de Trabalho (PRAT), em parceria com o Sindimetal, promoveu nesta quinta-feira (14) uma aula prática para cerca de 30 gerenciadores de máquinas do processo de estampagem na área de metalmecânica.
A turma de técnicos e engenheiros de segurança no trabalho, profissionais de produção, manutenção, projeto e planejamento passou a manhã na empresa Magius, de São José dos Pinhais, acompanhados por especialistas do Instituto Nacional de Prevenção de Acidentes em Máquinas e Equipamentos (Inpame).
Os alunos conheceram prensas excêntricas (de 320 e 600 toneladas) e hidráulicas. Eles fizeram um check list com as adaptações feitas nos maquinários para garantir mais segurança aos operadores.
O treinamento prático fez parte de um curso realizado pelo PRAT, envolvendo 50 profissionais, divididos em duas turmas – uma de gerenciadores e outra de operadores de máquinas. O curso é uma das atividades do PRAT, inovador programa de redução de acidentes de trabalho, que está sendo aplicado pela primeira vez, junto a seis metalúrgicas de Curitiba e Região Metropolitana, todas da base do Sindimetal e que somam mil trabalhadores.
Essa primeira experiência deverá validar a metodologia do programa, que depois será estendido a outros setores, sempre em parceria com os sindicatos. Um dos grandes diferenciais do PRAT é que ele envolve uma série de medidas (engenharia e medicina do trabalho, psicologia e ergonomia, além das áreas de lazer, educação e gestão social), atuando nas condições de segurança não só física, do ambiente de trabalho, como também na percepção do risco (comportamento) pelo trabalhador.
Outra inovação, é que o programa trata da empresa e do seu setor, particularmente. Ou seja, com estudo de riscos, levantamento de dados e proposta de soluções de acordo com as características e as peculiaridades da empresa e do setor do qual faz parte. Isso inclui até mesmo o desenvolvimento de equipamentos/proteções que ampliam a segurança do maquinário específico da empresa, ou do setor do qual ela faz parte.
Norma Regulamentadora – O curso promovido pelo PRAT e Sindimetal ofertou 19 horas/aulas para os gerenciadores de máquinas e 10 horas/aulas para operadores. A aula prática na Magius encerrou o curso para gerenciadores.
Para o aluno Mario Artigas Junior, projetista da empresa Dispan, de Curitiba, que trabalha há 20 anos na área de saúde e segurança no trabalho, o curso ajuda a difundir a cultura de segurança entre os profissionais. “O cuidado com o trabalho seguro deve ser repassado a todos, inclusive para empresários. O investimento em treinamentos e prevenção compensa, pois um acidente de trabalho é muito oneroso para as indústrias”, afirma.
Para os gerenciadores, o conteúdo do curso atende a necessidade das empresas em se adequarem à Norma Regulamentadora 12 (das Normas Técnicas Brasileiras e Internacionais e da Convenção 119 da Organização Internacional do Trabalho). Eles tiveram treinamento sobre como implantar, desenvolver e gerenciar a prevenção de acidentes que podem ocorrer durante a utilização das prensas.
Já os operadores, ajudantes, preparadores de máquinas, encarregados, trabalhadores de manutenção e almoxarifes, foram capacitados para operar máquinas como dobradeiras, guilhotinas, tesouras, martelos de queda, marteletes entre outros equipamentos. Neste caso o programa atende a NR-12 e as especificações do Programa Brasileiro de Certificação de Segurança em Máquinas e Equipamentos.