clique para ampliar ![]() treinamento do Senai Paraná (Foto: Rogério Theodorovy) |
Técnicos do Senai do Espírito Santo, Recife, Ceará, Rio Grande do Norte, Amazonas, São Luis e Mato Grosso e Feira de Santana (BA), participam nesta semana de uma capacitação da área automotiva, ministrada pelo Senai Paraná. O treinamento, que acontece na unidade Boqueirão, começou segunda-feira e faz parte de um projeto dos estados para a implantação de cursos na área automobilística, referente ao 5º edital de projetos do CNP do Senai Nacional.
O tema específico é o uso da bancada de prática do módulo Gerenciamento Eletrônico do Motor e Equipamentos de Geometria, Balanceamento e Desmontagem de Pneus. Gerenciado pelo Senai do Ceará, o projeto tem como objetivo disseminar os cursos da área automobilística e capacitar colaboradores e profissionais, por meio de cursos ofertados de forma semipresenciais.
“O Paraná é o estado pioneiro na oferta de cursos semipresenciais, por isso tem expertise para passar para os demais estados”, informou o professor do Senai Boqueirão, Jacir Gomes, responsável pela capacitação dos 10 técnicos que participam do projeto. De acordo com ele, a entidade paranaense disponibiliza cursos semipresenciais desde 2002. Além dele, o engenheiro Valentino Fazan, que criou equipamentos da bancada, está ministrando aulas teóricas e práticas.
“Inicialmente, o projeto beneficiará 225 alunos, que terão aulas teóricas a distância e só precisarão comparecer às unidades do Senai para a parte prática. Isso significa rendimento em sala de aula e no trabalho”, explicou Heudenir Pinheiro, professor do Senai Ceará e gestor do Projeto. Os cursos para os alunos devem ser ofertados no início de 2011. Em fevereiro, os técnicos foram capacitados nos módulos de eletroeletrônica veicular de motor e gerenciamento eletrônico de motor.