clique para ampliar ![]() |
O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, assinou nesta terça-feira (15), em Curitiba, um termo de cooperação para instalação do Núcleo da Rede Nacional de Política Industrial (Renapi). O Paraná foi o 11º estado a firmar a parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para a instalação do núcleo, que visa aproximar a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), criada pelo governo federal, dos estados, municípios, indústrias, instituições empresariais e sociedade civil. Também assinaram o termo o diretor da ABDI, Clayton Campanhola, e o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM), Virgílio Moreira Filho.
Rocha Loures destacou que a economia brasileira tem mostrado sinais de crescimento, o que não tem ocorrido com o peso da indústria na economia. “Temos uma política industrial e inovação, mas falta um caráter regional para acelerar o desenvolvimento e o potencial inovador de nossas empresas”, disse.
Segundo o diretor da ABDI, o principal diferencial desta proposta é o foco na regionalização. “A ideia é que o Núcleo trabalhe de acordo com as demandas dos Estados, principalmente dando apoio aos pequenos e médios empresários que, muitas vezes, desconhecem os instrumentos de inovação e apresentam dificuldade em desenvolver projetos.”
“Essa é uma ótima oportunidade para mudar a cultura e investir em ciência, tecnologia e inovação nas pequenas e médias empresas”, destacou Moreira Filho.
Técnicos da Renapi, da Fiep e da SEIM desenvolverão uma agenda de ação que pode incluir, entre outras atividades, apresentações de estudos prospectivos setoriais para identificação de tendências e cenários, apoio a iniciativas e eventos voltados ao empresariado e, principalmente, visitas às empresas, para identificação dos principais gargalos e dificuldades.
“A indústria já deu o pontapé inicial e identificou os setores portadores de futuro para a indústria paranaense e as necessidades das cadeias produtivas. Esse é mais um passo para acelerarmos os trabalhos nesta área”, explicou Rocha Loures, citando o trabalho desenvolvido pela Gerência de Fomento e Desenvolvimento da Federação, que mapeou as necessidades e demandas das cadeias produtivas.
Na Fiep, o Núcleo Renapi ficará sob a responsabilidade da Gerência de Fomento e Desenvolvimento, que prestará assessoria e desenvolverá programas para as cadeias produtivas, arranjos produtivos locais (APLs) e agências de desenvolvimento regional (ADRs), sempre focando a política industrial.