Indústria do vestuário paranaense realiza planejamento estratégico

Empresários e instituições se reúnem em Curitiba nesta sexta e sábado (13 e 14) para definir ações conjuntas que garantam o crescimento do setor

clique para ampliar clique para ampliarSetor gera 95 mil empregos no Estado (Foto: Gilson Abreu)

Nesta sexta e sábado (13 e 14), em Curitiba, as indústrias têxteis e do vestuário do Paraná irão discutir os caminhos que devem ser percorridos para que superem desafios e garantam crescimento nos próximos anos. A quinta reunião de planejamento estratégico do setor contará com a presença de mais de 60 industriais, representantes de sindicatos empresariais e outras instituições ligadas à cadeia produtiva. O encontro é organizado pelo Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com apoio do Sebrae Paraná e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Atualmente, o setor têxtil e do vestuário paranaense tem mais de 5,5 mil indústrias em atividade, que geram cerca de 95 mil postos de trabalho. O segmento é o segundo maior empregador industrial do Estado, sendo responsável por cerca de 15% das vagas. As reuniões para traçar ações conjuntas de longo prazo para alavancar o setor começaram a ser realizadas em 1998, quando empresários das regiões Norte e Noroeste, que concentram 61% do total de indústrias do vestuário do Estado, se uniram em busca de estratégias conjuntas. Nas três reuniões seguintes, a última delas realizada há quatro anos, o planejamento passou a abranger todo o Paraná.

“O mercado mudou muito desde que foi feito nosso primeiro planejamento e sempre precisamos buscar uma nova visão e novas estratégias para o setor”, afirma o coordenador do Conselho Setorial, Marcos Tadeu Koslovski, que também é presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário do Paraná (Sivepar), com sede em Londrina.

Segundo Koslovski, questões como a necessidade de capacitação da mão-de-obra, falta de incentivos para a aquisição de máquinas e equipamentos e dificuldades de acesso ao crédito são alguns dos pontos que devem ganhar destaque nas discussões deste planejamento estratégico. Além disso, outra preocupação do setor é a concorrência tanto estrangeira, especialmente da China e outros países asiáticos, quanto nacional, por conta da produção de outros estados que oferecem maior flexibilização fiscal para o segmento. “Por conta disso, nossas indústrias aqui do Paraná precisam cada vez mais apostar no diferencial, na qualificação e no aumento da produtividade. Precisamos ter uma cadeia produtiva muito ágil para atender às demandas de um mercado que quer novidades a toda hora”, diz Koslovski.

Alicerce

O presidente das Indústrias do Vestuário de Cianorte (Sinveste), Wilson Becker, ressalta que o debate em conjunto sobre os desafios que o setor enfrenta são importantes para o fortalecimento das empresas. “O planejamento estratégico é fundamental para alicerçar o setor no Paraná. Antigamente havia uma certa rivalidade entre diferentes regiões produtoras, mas percebemos que nosso concorrente efetivo não está aqui, mas lá fora, em outros estados e outros países”, afirma.

Resultado dessa união, Becker cita a criação de um grande evento de moda para promover o setor no Estado: o Paraná Business Collection (PBC), que em 2010 chegou à quarta edição. “Um dos objetivos traçados nos primeiros planejamentos era criar um grande evento que pudesse projetar o Estado como um polo produtor de moda. Hoje, com o apoio fundamental da Fiep e do Sebrae, o PBC já está consolidado como um dos principais eventos do País e deve ficar cada vez mais sólido”, justifica o empresário.

Participantes

O quinto planejamento estratégico do setor têxtil e do vestuário do Paraná deve reunir mais de 60 pessoas em Curitiba. Entre os participantes estarão industriais e representantes dos 11 sindicatos empresariais que compõem o Conselho Setorial da Fiep, além de integrantes das governanças dos sete arranjos produtivos locais de vestuário implantados no Estado. Participam também técnicos do Senai e do Sebrae Paraná, fornecedores de matérias-primas, professores de escolas de estilismo e moda, estilistas  e entidades representativas do setor, como a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT).

Além de ser traçado um panorama do atual estágio em que se encontra a indústria do vestuário paranaense, serão definidas ações estratégicas que devem ser adotadas para que o setor ganhe ainda mais competitividade e garanta seu crescimento no futuro. A intenção é que as propostas resultantes da reunião sejam entregues também aos principais candidatos ao governo do Estado, para que possam guiar as políticas públicas voltadas para o setor.

A reunião de planejamento estratégico será realizada no Hotel Rochelle, em Curitiba. Na sexta-feira, o encontro será aberto às 8h30 e segue até 18 horas. No sábado, as atividades vão das 8h30 ao meio-dia.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR