clique para ampliar ![]() |
A atleta de ginástica rítmica Angélica Kvieczynski, da equipe Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, retorna a Toledo nesta quarta-feira (31) após conquistar seis medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos, disputados em Medellín, de sábado a segunda-feira (27 a 28). A conquista é inédita no sul-americano. Angélica foi premiada por equipe e no individual geral, com dois ouros, e mais quatro medalhas douradas nos aparelhos (bola, corda, arco e fita).
Aos 18 anos, natural de Toledo, a atleta impressionou o público com um aproveitamento de 100 por cento. “Estou nas nuvens”, disse ela, lembrando que essa foi sua primeira participação nos Jogos Sul-Americanos. “Minha meta agora é a classificação para os Jogos Olímpicos e, para isso, preciso treinar ainda mais”, disse ela ao site do Comitê Olímpico Brasileiro, repercutindo em vários outros sites na internet.
A atleta foi apontada pelo site do COB e outros como “menina prodígio” e classificada como uma grande descoberta, um diamante bruto. Sob a tutela de Anita Klemann, sua treinadora desde que iniciou na prática esportiva, aos 9 anos de idade, Angélica surge com potencial para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Excelência – A equipe Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi é hoje um dos expoentes da ginástica rítmica do Brasil e com destaque no exterior. É três vezes campeã mundial, medalha de ouro e bronze no Pan Rio e inúmeros títulos em eventos nacionais e internacionais.
A equipe é também referência para um projeto maior de ginástica rítmica, de forte cunho social, que hoje já envolve mais de 1.500 meninas de Toledo e região. Iniciado há cerca de duas décadas, pela Sadia e a Prefeitura, o projeto recebeu há quatro anos a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) Paraná. A entidade disponibilizou a metodologia Atleta do Futuro, que alia esporte, cidadania e desenvolvimento social.
Centro de Treinamento – Na próxima quarta-feira (07) será inaugurado o Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica de Toledo, que abriga a equipe Sadia/Prefeitura/Sesi e que é um dos mais modernos espaço para desenvolvimento deste esporte, no Brasil.
O centro é resultado de investimentos, de mais de R$ 700 mil, feitos pelo Sesi Nacional e Sesi Paraná, na ampliação e reforma do antigo ginásio da unidade de Toledo. O investimento dotou o equipamento de capacidade, conforto e segurança não só para objetivos maiores da ginástica rítmica de Toledo como para eventos de porte nacional e internacional.