clique para ampliar ![]() |
A comunidade do Umbará, na região sul de Curitiba, começou no último sábado (6) a implantação do Projeto de Desenvolvimento das Cidades do Paraná, coordenado pela Rede de Participação Política – iniciativa apartidária criada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e pelo Sesi Paraná, com apoio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais (FACIAP).
O Seminário Visão de Futuro, primeira etapa da metodologia, incentivou os moradores a pensar nos primeiros passos rumo ao futuro desejado. A construção de uma área de lazer, com módulo policial e um espaço físico para a oferta de cursos profissionalizantes foi o principal item citado pelos participantes durante o trabalho realizado neste sábado.
“Estou achando muito bom e espero para a próxima reunião conseguir atrair mais gente. Está todo mundo acreditando que esse projeto vai ser uma boa coisa para nós. O bairro tem muito a melhorar e hoje a maioria do povo está desacreditada com os políticos. Com o projeto espero que incentive mais eles”, comentou Ângelo de Jesus Miranda Oliveira, presidente da Associação de Moradores da Vila Gabardo e pres. do Conselho do Posto de Saúde do Umbará II.
A visão de futuro feita pela comunidade do Umbará também envolveu questões de infraestrutura, saneamento básico, melhorias na área de transporte público, meio ambiente, entre outras.
No próximo encontro marcado para o dia 20 deste mês, às 15 horas, no Colégio Estadual Professor Luiz Carlos Souza (Rua Albert Sabin, 300), a comunidade do Umbará fará um levantamento dos ativos e das necessidades locais.
clique para ampliar ![]() |
No Mossunguê – Com uma população em torno de 8 mil habitantes, o bairro Mossunguê, em Curitiba, poderá receber melhorias em breve. Isso se depender do empenho de seus moradores, que começaram, na última sexta-feira (5), a implantação do Projeto de Desenvolvimento das Cidades do Paraná.
O Seminário Visão de Futuro, realizado no galpão da Paróquia São Grato, reuniu a população local para sonhar com um lugar ideal para se viver daqui a dez anos, listando todos os desejos e anseios dos moradores.
As principais ideias envolvem questões com infraestrutura, saneamento básico, segurança e educação. No entanto, a prioridade dos moradores no início do projeto será a construção de uma creche e a oferta do ensino médio no bairro.
“Gostei bastante porque estamos visando o futuro”, disse a moradora Carmen Basílio Schreiber. “Não só das necessidades, mas sonhos que a gente gostaria de verem realizados”,
O presidente da Associação de Moradores do Mossunguê, Ivo Antônio Rodrigues, ressaltou a importância das parcerias e também de um maior interesse da comunidade para o êxito do projeto.
“Ficamos muito felizes porque sabemos que o ideal não é o trabalho político, mas sim o trabalho com a comunidade. Tenho certeza absoluta que o bairro Mossunguê, na medida do possível, vai procurar corresponder”, disse ele. “Espero que dessa vez os nossos sonhos se realize, não vou dizer 100%, mas que pelo menos uma boa parte. O importante é que todos estejam ao nosso lado encaminhando as nossas preocupações para o desenvolvimento do bairro.
Interessados em conhecer e contribuir com o projeto no bairro podem entrar em contato com a agente de desenvolvimento local Tatiana dos Santos pelo telefone (41) 8869-7605 e (41) 3271.7423 ou pelo e-mail tatiana.santos@sesipr.org.br.
Saiba mais sobre a metodologia do projeto de desenvolvimento pelo site www.desenvolvimentolocal.org.br