Umbará e Mossunguê realizam seminário Visão do Futuro

Os moradores dos dois bairros, de Curitiba, participaram da primeira etapa da implantação do projeto de Desenvolvimento das Cidades do Paraná

clique para ampliar No encontro realizado sábado, os moradores pensaram os primeiros passos rumo ao futuro (Foto: Bernardo Wolf Pacheco)

A comunidade do Umbará, na região sul de Curitiba, começou no último sábado (6) a implantação do Projeto de Desenvolvimento das Cidades do Paraná, coordenado pela Rede de Participação Política – iniciativa apartidária criada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e pelo Sesi Paraná, com apoio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais (FACIAP).

O Seminário Visão de Futuro, primeira etapa da metodologia, incentivou os moradores a pensar nos primeiros passos rumo ao futuro desejado. A construção de uma área de lazer, com módulo policial e um espaço físico para a oferta de cursos profissionalizantes foi o principal item citado pelos participantes durante o trabalho realizado neste sábado.

“Estou achando muito bom e espero para a próxima reunião conseguir atrair mais gente. Está todo mundo acreditando que esse projeto vai ser uma boa coisa para nós. O bairro tem muito a melhorar e hoje a maioria do povo está desacreditada com os políticos. Com o projeto espero que incentive mais eles”, comentou Ângelo de Jesus Miranda Oliveira, presidente da Associação de Moradores da Vila Gabardo e pres. do Conselho do Posto de Saúde do Umbará II.

A visão de futuro feita pela comunidade do Umbará também envolveu questões de infraestrutura, saneamento básico, melhorias na área de transporte público, meio ambiente, entre outras.

No próximo encontro marcado para o dia 20 deste mês, às 15 horas, no Colégio Estadual Professor Luiz Carlos Souza (Rua Albert Sabin, 300), a comunidade do Umbará fará um levantamento dos ativos e das necessidades locais.

clique para ampliar No Mossunguê, as ideias envolvem infraestrutura, saneamento, segurança e educação (Foto: Bernardo Wolf Pacheco)

No Mossunguê – Com uma população em torno de 8 mil habitantes, o bairro Mossunguê, em Curitiba, poderá receber melhorias em breve. Isso se depender do empenho de seus moradores, que começaram, na última sexta-feira (5), a implantação do Projeto de Desenvolvimento das Cidades do Paraná.

O Seminário Visão de Futuro, realizado no galpão da Paróquia São Grato, reuniu a população local para sonhar com um lugar ideal para se viver daqui a dez anos, listando todos os desejos e anseios dos moradores.

As principais ideias envolvem questões com infraestrutura, saneamento básico, segurança e educação. No entanto, a prioridade dos moradores no início do projeto será a construção de uma creche e a oferta do ensino médio no bairro.

“Gostei bastante porque estamos visando o futuro”, disse a moradora Carmen Basílio Schreiber. “Não só das necessidades, mas sonhos que a gente gostaria de verem realizados”,

 O presidente da Associação de Moradores do Mossunguê, Ivo Antônio Rodrigues, ressaltou a importância das parcerias e também de um maior interesse da comunidade para o êxito do projeto.

“Ficamos muito felizes porque sabemos que o ideal não é o trabalho político, mas sim o trabalho com a comunidade. Tenho certeza absoluta que o bairro Mossunguê, na medida do possível, vai procurar corresponder”, disse ele. “Espero que dessa vez os nossos sonhos se realize, não vou dizer 100%, mas que pelo menos uma boa parte. O importante é que todos estejam ao nosso lado encaminhando as nossas preocupações para o desenvolvimento do bairro.

Interessados em conhecer e contribuir com o projeto no bairro podem entrar em contato com a agente de desenvolvimento local Tatiana dos Santos pelo telefone (41) 8869-7605 e (41) 3271.7423 ou pelo e-mail tatiana.santos@sesipr.org.br.

Saiba mais sobre a metodologia do projeto de desenvolvimento pelo site www.desenvolvimentolocal.org.br

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR