Atividades começam com palestra de Mário Sérgio Cortella

Promovida pelo Sesi-PR, a palestra do filósofo e conferencista abriu as atividades da Ação Global, iniciativa do Sesi e Rede Globo

clique para ampliar Cortella disse que a Ação Global é um momento doação em que as pessoas colocam seu tempo a serviço do outro (Foto: Rogério Theodorovy)

A crise econômica mundial é uma conseqüência da crise ética, cuja raiz é a substituição da virtude da ambição pelo vício da ganância. Essa é, em síntese, a análise do momento atual feita pelo filósofo, consultor e conferencista Mário Sérgio Cortella, em palestra proferida nesta quinta-feira (14), no Cietep, em Curitiba.

Promovido pelo Sesi Paraná, o encontro abriu as atividades da Ação Global 2009, que acontece dia 30 de maio em todo o País. No Paraná, o evento será realizado na unidade do Sesi, no Boqueirão, em Curitiba.

“Vivemos uma crise de credibilidade, em que as pessoas, empresas e organizações veem o outro como inimigo e não parceiro. Perdemos o sentido do mutirão para salvar a vida coletiva”, disse Cortella.

 “Só existe uma saída: juntarmos-nos para enfrentar a crise, com ações que limitem a queda de dignidade e não sepulte a esperança das pessoas”, afirmou ele, no encontro que lotou o auditório da Unindus, com a presença de empresários, profissionais das indústrias, do poder público, ONGs, professores e estudantes.  Participaram a gerente da área de gestão social do Sesi-PR, Sonia Beraldi de Magalhães, e a diretora executiva do Instituto RPC, Clarice López de Alda.

O conferencista ressaltou a responsabilidade de cada um no processo de reverter o cenário turbulento e da força da união para proteger a vida coletiva. “Perdemos um pouco da capacidade do mutirão, um pouco daquilo que se faz na Ação Global”, disse Cortella. “, de pessoas que não apenas lamentam, mas colocam parte de seu a serviço do outro”, afirmou. 

Parceria é a marca – Realizado pelo Sesi e a Rede Globo, a Ação Global tem como principal marca a união de parceiros e voluntários das indústrias, sindicatos empresariais e entidades de diversos segmentos, para prestar serviços à comunidade nas áreas de cidadania, saúde, educação, esporte, lazer e cultura. O tema é “Um Brasil de Cidadania”, com o sub-tema “Responsabilidade social: quem pratica deixa sua marca no futuro”.

No Paraná, a expectativa é receber no Sesi Boqueirão mais de 20 mil pessoas. A previsão é que sejam prestados 50 mil atendimentos durante o dia. São parceiros do evento os sindicatos das indústrias de Construção Civil (Sinduscon-PR), Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimetal-PR), Panificação e Confeitarias (SIPCEP) e Bebidas (Sindibebidas).

O Sinduscon participa com o trailer odontológico, incluindo aplicação de flúor. No estande do Sindimetal serão apresentados trabalhos da entidade para jovens aprendizes. O Sipcep leva ao local sua Carreta da Panificação, fornecendo pães aos voluntários que trabalharão no evento. O Sindibebidas leva projeto ambiental educativo. Participam também associadas da entidade, como a Spaipa, que ofertará refrigerante e o bolo para o casamento coletivo, e a Ouro Fino, com oferta de água para os parceiros.

 

         

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR