Investimentos em prevenção de acidentes aumenta competitividade

Consultor do Sesi Paraná mostra que capacitação de colaboradores pode ser diferencial competitivo, reduzindo absenteísmo

clique para ampliar Consultor do Sesi Paraná mostra que capacitação de colaboradores pode ser diferencial competitivo (Foto: Divulgação)

As empresas que percebem a necessidade de capacitar, instrumentalizar, fazer uma segurança do trabalho em conjunto com seus colaboradores saem na frente das demais e logo colhem resultados. A afirmação é de Luciano Nadolny, psicólogo e consultor do Sesi Paraná, durante o Workshop “Comportamento Seguro e Prevenção de Acidentes”, promovido pelo Sesi e  pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal/PR) nesta quarta-feira (15), em Curitiba.

“Afastamentos diretos ou indiretamente ligados a acidentes ou doenças profissionais aumentam os índices do absenteísmo e são cada vez mais comuns, afetando a saúde financeira das empresas. Daí a importância de se investir em conhecimento e prevenção de acidentes”, diz Nadolny.

De acordo com o psicólogo, apesar de vários investimentos em melhoria de processos produtivos, sistemas informatizados em máquinas, procedimentos de trabalho bem descritos e de uma grande quantidade de horas de treinamento, os números de acidentes e doenças profissionais tem aumentado. “Para prevenir, é preciso que o colaborador saiba interpretar os riscos envolvidos no seu ambiente laboral e conheça os perigos e como evitá-los”, conta o consultor, ressaltando o comportamento seguro: “É preciso ter capacidade de identificar e controlar os riscos numa atividade e saber como reduzir a probabilidade de ocorrências”.

As normas de segurança devem estar numa linguagem adequada ao nível das dificuldades que os colaboradores têm em compreender e interpretar tarefas escritas, realizar operações matemáticas e se expressar de maneira adequada. “É preciso levar em conta o aprendizado anterior do indivíduo e não apenas repetir treinamentos. Para que haja eficiência e qualidade na capacitação é importante utilizar os conhecimentos pedidos pela aprendizagem de adultos, e não tratá-los como crianças”, alerta Nadolny.

“É preciso buscar e atualizar conhecimentos na área de segurança para prevenir acidentes e evitar maiores transtornos, para a empresa e para os próprios trabalhadores”, diz Rosa Feldmann, responsável de Recursos Humanos da Thurfer Usinagem. Josias Goslar, técnico em Segurança do Trabalho da Maringá Soldas, também ressalta a importância em se conhecer os riscos laborais: “Ter um comportamento preventivo, participar de treinamentos e procurar obter novas informações sobre os possíveis riscos laborais são determinantes para a prevenção de acidentes”.           

Na ocasião, Nadolny abordou os fatores que influenciam a percepção de risco, as influências do analfabetismo funcional, as principais causas de absenteísmo, a aprendizagem dos adultos e a eficácia dos treinamentos. Uma apresentação teatral fez parte do evento, que contou com a participação de 70 profissionais de Segurança do Trabalho, Manutenção e Recursos Humanos, entre outros.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR