Projeto Soldado Cidadão forma 200 militares para inserção no mercado de trabalho

Capacitação ofertada a soldados e cabos em fim de serviço militar aconteceu em seis cidades do Paraná

Presidente do Sistema Fiep entrega certificado a um dos formandos do projeto (Fotos: Gelson Bampi)

O Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o Exército Brasileiro realizaram nesta quarta-feira (25), no auditório da 5ª Região Militar, em Curitiba, a solenidade de formatura de mais uma turma do projeto Soldado Cidadão. O programa ofereceu, ao longo de 2022, capacitação profissional do Senai a 200 soldados e cabos em fim de serviço militar, com o objetivo de ampliar suas oportunidades de emprego ao voltarem para a vida civil. Além da capital, as formações ocorreram também em Apucarana, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Ponta Grossa.

Os militares participaram do curso de Qualificação Profissional em Operador de Processos de Produção, com duração total de 160 horas, voltado ao setor metalmecânico, um dos que tem maior demanda por profissionais capacitados no estado. Durante o projeto, os alunos tiveram a oportunidade de realizar visitas técnicas a indústrias parceiras e, também, receber nas unidades representantes das empresas, que detalharam as práticas realizadas no setor. Além disso, outros 66 soldados participaram do curso de Aperfeiçoamento Profissional em Preparação para o Mundo do Trabalho, com carga total de 8 horas.

Para o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, além de ajudar o Senai a cumprir sua missão de qualificar mão de obra para a indústria, o projeto Soldado Cidadão tem um papel social importante ao ajudar no direcionamento profissional dos militares em fim de período de serviço. “A qualificação é o que dá condições de um trabalho digno e a dignidade de um ganho justo para o sustento da família. É uma questão de justiça dar essa qualificação para que vocês sejam os melhores profissionais na área que escolherem”, afirmou. Ele destacou, ainda, que o Sistema Fiep tem interesse em ampliar sua atuação no projeto, realizando um acompanhamento profissional dos recém-formados, ajudando a direcionar suas carreiras na indústria.

Comandante da 5ª Divisão de Exército discursa durante a solenidade

Já o general de divisão José Ricardo Vendramin Nunes, comandante da 5ª Divisão de Exército, que abrange Paraná e Santa Catarina, declarou que o projeto Soldado Cidadão é um dos mais exitosos do país em termos de inserção social de jovens. “Esse é um programa já com duas décadas de existência, que germinou de uma ideia central de integração dos nossos militares na sociedade brasileira, num caminho profundamente ético, que proporciona as melhores condições de progressão profissional futura”, disse. “Em um mercado de trabalho tão competitivo como o nosso, essa oportunidade tem que ser agarrada com unhas e dentes, tem que ser valorizada”, acrescentou.

Também participaram da solenidade o general de brigada André Luiz Ísola, comandante da 5ª Região Militar; a superintendente do Sesi e do IEL e diretora regional do Senai Paraná, Fabiane Franciscone; o coordenador do Conselho Temático da Indústria de Materiais de Defesa e Segurança da Fiep (Comdefesa), Nelson Hubner; o gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, João Arthur Mohr; e o consultor técnico do Comdefesa, general da reserva Sidnei Prado.

Novo ciclo
Ofertada a soldados e cabos em fim de período de serviço militar, a formação foi vista justamente como uma grande oportunidade por alunos que receberam seus certificados na solenidade desta quarta-feira. “Esse curso, tanto pra mim quanto para todos que fizeram, vai ajudar muito nesse nosso novo ciclo. Após todo esse período em que servimos o Exército Brasileiro, é um agradecimento e um investimento para nossa profissão futuramente”, afirmou o formando Nicolas Maciel.

Opinião semelhante à de Wesley dos Santos Pereira. “O curso abriu bastante porta para a gente. Como estamos saindo deste ciclo, precisamos de oportunidades, e isso o curso proporcionou bem para a gente. Tivemos uma grande visão do mercado lá fora e agregou bastante”, disse.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR