Em parceria com prefeitura de Contenda, Senai conclui curso de qualificação em soldagem

Projeto teve ainda participação da Indústria Metalúrgica Bosch, que cedeu suas instalações para aulas práticas

Curso foi possível graças a parceria envolvendo Sistema Fiep, prefeitura e Metalúrgica Bosch (Fotos: Gelson Bampi)

Vinte e dois alunos do município de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba, estão concluindo nesta semana um curso de qualificação em Soldagem, ofertado pela prefeitura do município, em parceria com o Senai. As aulas práticas acontecem nas instalações da Indústria Metalúrgica Bosch, que está instalando uma nova fábrica na cidade e pode absorver alguns dos alunos capacitados no treinamento. Na noite desta segunda-feira (16), o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, visitou a empresa e conversou com os alunos, que veem na qualificação uma oportunidade para abrir novas perspectivas no mercado de trabalho.

Também participaram da visita o prefeito de Contenda, Antonio Adamir Digner, mais conhecido como Mostarda; o empresário Emanoel Bosch, diretor técnico e comercial do Metalúrgica Bosch; e a superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretora regional do Senai, Fabiane Franciscone.

“É muito importante para nós, da indústria, ver essas pessoas sendo qualificadas”, disse Carlos Valter. “E no Senai queremos cada vez mais fazer a qualificação como está sendo feita aqui, já direcionando o aluno para oportunidades concretas de emprego”, acrescentou. Ele ressaltou, ainda, a importância que a capacitação terá para o futuro dos alunos. “O que vocês aprenderem aqui, vai com vocês até o fim da vida, e isso é o mais importante”, afirmou.

O prefeito Mostarda destacou a relevância da parceria com o Senai para possibilitar cursos no município, que não conta com uma unidade fixa da instituição. “Que possamos trazer ainda mais cursos dentro dessa parceria”, declarou. “É muito gratificante ver essas pessoas sendo qualificadas. E vai ser ainda mais gratificante quando tiverem um emprego, garantindo o sustento de suas famílias. Muitos já estão empregados, mas agora vão ter condições de ganhar mais, porque as empresas estão procurando profissionais qualificados”, completou.

Carlos Valter, Mostarda, Emanoel Bosch e Fabiane Franciscone

Já Emanoel Bosch disse que a formação ofertada na parceria é essencial para as indústrias. “Uma empresa não faz nada sem uma mão de obra qualificada. E os melhores profissionais que temos na nossa empresa são daqui da região e foram formados aqui”, afirmou. Especializada em produzir grandes estruturas, a Metalúrgica Bosch atende indústrias de todo o país e de diversos setores, com destaque para petrolíferas, siderúrgicas, petroquímicas, marítima-naval, de mineração, fertilizantes e celulose, entre outras.

Perspectivas
A possibilidade de cursar uma qualificação em uma área bastante demandada pela indústria é motivo de esperança para os alunos. Mikael Schumaker do Nascimento, de 27 anos, que atualmente trabalha na área de logística, acredita que terá um futuro melhor com a nova capacitação. “Já tive contato com solda, mas não tinha a técnica, que a gente está aprendendo agora. Estou querendo ir para o setor metalúrgico porque, dentro das empresas, a gente sabe que tem um leque muito mais aberto, pode ter um crescimento muito maior”, afirmou. “A gente conta com oportunidades de emprego, e conseguir trabalhar mais próximo de casa vai ser muito melhor”, acrescentou.

Já para Patrik Alves, de 39 anos, a qualificação é uma forma de atualizar e ampliar seus conhecimentos em soldagem. “Já atuei na área de metalúrgica, mas há vários anos. Tenho equipamento de solda em casa, mas agora posso me aperfeiçoar por meio desse conhecimento que estamos tendo aqui pelo Senai, nessa parceria com a prefeitura”, relatou.

Além da qualificação em Soldagem, o convênio entre o Senai e a prefeitura de Contenda levou ao município também um curso de qualificação em Auxiliar de Mecânica Industrial, cada um com 160 horas de aulas. Além disso, a parceria incluía também turmas de aperfeiçoamento em Mecânica Industrial, com 20 horas de duração, e em Informática Básica, com total de 60 horas. Os cursos são ministrados por técnicos da instituição em espaços disponibilizados pela prefeitura.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR