

O Sistema Fiep e o Sistema Ocepar firmaram, na semana passada, um protocolo de intenções com o objetivo de fortalecer as parcerias e a troca de conhecimento entre as instituições. O documento coloca como prioridade a identificação de oportunidades que possam resultar na implementação de projetos de inovação voltados ao desenvolvimento econômico do Paraná, assim como o compartilhamento de soluções ou a atuação em prol de interesses comuns entre indústrias e cooperativas.
Além do alinhamento institucional, o acordo prevê uma maior aproximação entre o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), ligado à Ocepar, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social de Indústria (Sesi), ligados ao Sistema Fiep e que atuam em áreas como educação, qualificação profissional e segurança e saúde no trabalho.
“Este acordo vai abranger o compartilhamento de conhecimento em áreas estratégicas, como inovação, metodologias, tecnologias, capacitação e arbitragem, bem como o uso de instalações, com a perspectiva de criação de um laboratório de inovação voltado ao desenvolvimento de soluções para as agroindústrias das cooperativas”, explicou o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken.
O presidente do Sistema Fiep destacou que, pelo acordo, poderão ser utilizadas soluções ofertadas pelo Sesi e pelo Senai em todo o Brasil. “Estamos colocando o conhecimento do Sesi e Senai em âmbito nacional à disposição do setor cooperativo”, comentou Carlos Valter.
Já o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares, afirmou que a assinatura do termo amplia ainda mais a cooperação já existente entre as instituições. “O Sescoop/PR é um grande parceiro nosso, em termos de formação. Temos tido grandes e produtivas conversas”, declarou.