
Educação, inovação e tecnologia. Esses são os eixos de atuação do Senai, que no último dia 12 completou 76 anos de história no Paraná. Uma instituição sólida e tradicional, que vem se mantendo em constante modernização, sempre atenta às necessidades das indústrias.
E a prova dessa solidez e relevância está no alcance de sua atuação por todo o Paraná. As unidades móveis, por exemplo, que levam serviços de educação especialmente a municípios que não têm unidades físicas do Senai, passaram de 15 para 44. O número de matrículas totais também aumentou: de 101 mil, em 2017, passou para 118 mil, em 2018.
Novo foco
Os resultados refletem o posicionamento da instituição, que vem focando cada vez mais em inovação. Ano passado, foi lançado o primeiro Centro de Tecnologia de Veículos Híbridos e Elétricos do país, em Curitiba. Também foi inaugurada a primeira aceleradora de startups no interior do Estado, em Pato Branco. Para 2019, está previsto o lançamento de outras sete aceleradoras. Com as novas unidades, será possível potencializar ainda mais o ecossistema de inovação paranaense.
Ensino inovador
A inovação permeia também a educação. A metodologia do Senai, que alia prática à teoria, resulta na participação em diversas iniciativas, como a WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo. A instituição oferece ainda cursos e soluções que formam profissionais alinhados às necessidades da indústria 4.0. Os cursos técnicos semipresenciais também chegaram para completar o portfólio do Senai no Paraná, assim como as novas engenharias das Faculdades da Indústria.
Números do Senai no Paraná
- 552 matrículas em 2018
- 44 centros de educação profissional
- 44 unidades móveis
- 87 cursos de qualificação profissional
- 31 cursos técnicos
- 8 cursos de graduação
- 12 cursos de pós-graduação
- 2 Institutos Senai de Inovação
- 7 Institutos Senai de Tecnologia