
Os dois dias de Universo Sistema Fiep, evento organizado pelas instituições do Sistema Indústria (Sesi, Senai e IEL), foram sucesso no Paraná. Quem passou pelas unidades participantes (44 espalhadas em 40 cidades do estado) pode fazer uma verdadeira imersão nos serviços ofertados em forma de oficinas, minicursos, palestras e workshops. Entre os mais de 30 mil participantes, estudantes, jovens e adultos puderam aproveitar e “experimentar” a programação variada e intensa. Em algumas unidades, as atividades aconteceram, sem interrupção, das 8h às 22h. O evento é realizado em todo o Brasil com o nome de “Mundo Senai”, mas no Paraná engloba todas as entidades, com o objetivo de apresentar cada um dos serviços e possibilidades do setor industrial, incluindo ofertas em Educação, Segurança e Saúde, e Tecnologia e Informação.
“Apesar da maioria das pessoas já ter escutado falar em algum momento da Fiep, muitos ainda não sabem o que é, o que faz e como funciona. Por isso, resolvemos abrir as portas para o nosso universo e apresentar os serviços que, além da educação, também englobam projetos e ações nas áreas de tecnologia e inovação e segurança e saúde”, explicou o superintendente do Sesi e IEL e diretor do Senai no Paraná, José Antonio Fares.
Os serviços mais procurados durante o Universo Sistema Fiep foram nas unidades que promoveram o cadastro de adolescentes para programas de estágios, além das oficinas de robótica, informática e nas áreas de alimentação. Na capital, a unidade da Cidade Industrial de Curitiba promoveu a oferta de 250 vagas para o programa de aprendizagem de 2018. Cerca de 2 mil pessoas compareceram para participar do processo seletivo, que acontece no dia 7 de outubro. “A procura nos animou e em outubro eles fazem uma prova de matemática e português para concluir o processo seletivo. Os aprovados vão iniciar os cursos e a aprendizagem dentro das indústrias parceiras no início do próximo ano. Os cursos, nesse caso, são gratuitos e a atuação nas empresas, remunerada. É um programa importante, pois permite que o jovem aprenda na prática e durante o curso”, explicou a gerente da unidade, Tânia Rinaldi.
Vale lembrar que além do programa de aprendizagem, as unidades do Sistema Fiep têm cursos técnicos e profissionalizantes abertos durante o ano inteiro, além de matrículas disponíveis na educação infantil e ensino médio. E que também estão disponíveis consultorias em tecnologia e inovação, e na área de segurança e saúde. Mais informações, acesse www.sistemafiep.com.br