
Desde 2012 os Observatórios do Sistema Fiep aplicam uma metodologia exclusiva para mensurar a inovação das indústrias do Estado. Conhecido como Bússola da Inovação, o trabalho tem como proposta apurar a realidade e traçar ações para o futuro. De junho a dezembro de 2016, 504 indústrias de 91 municípios do Paraná participaram da terceira edição do mapeamento. Agora, os Observatórios começam a divulgar os primeiros resultados. Das 10 dimensões analisadas, três se destacaram, por terem apresentado melhoria em relação ao levantamento anterior: Pesquisa e Desenvolvimento, Ambiente Interno e Interação Externa.
As práticas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) são um diferencial para a competitividade, pois estão relacionadas ao surgimento de novos produtos ou processos. Segundo os dados, 52% das indústrias respondentes realizaram P&D – índice que aumentou de 2014 para 2016. Quanto ao Ambiente Interno – conjunto de práticas que envolvem elementos da estrutura, das estratégias e da cultura organizacionais, favorecendo o processo de inovação dentro da empresa – o trabalho em equipe é muito presente em 50% das empresas respondentes e moderado em 35% delas.
Já quando o assunto é Interação Externa, a maioria das empresas interagiu em algum grau com consumidores, fornecedores, empresas de consultoria e concorrentes para conseguir inovar. Apesar de o resultado ser melhor que o da edição anterior, a interação com instituições especializadas no suporte à inovação ainda é baixa e com organizações de financiamento e fomento também.
Para onde olhar
Apesar de haver melhorias nessas dimensões em relação ao levantamento anterior, ainda há um longo caminho a ser trilhado. Para melhorar estes índices, há uma série de recomendações:
P&D
• Desenvolver competências;
• Visualizar oportunidades de incentivos fiscais e financeiros;
• Estabelecer procedimentos bem definidos.
Ambiente interno
• Criar ambientes de confiança;
• Promover o trabalho em equipe;
• Formar lideranças.
Interação externa
• Criar meios de comunicação com as partes envolvidos no negócio;
• Pesquisar e conhecer as melhores práticas do seu setor de atuação;
• Desenvolver competências relacionais para que colaboradores possam aproveitar as potencialidades das partes envolvidas.
A pesquisa também apontou que o Sistema Fiep tem apoiado todas as empresas participantes da Bússola da Inovação que demonstraram o interesse em estreitar o relacionamento para assuntos de inovação.
Em breve o Sistema Fiep disponibilizará a mais nova edição do Perfil de Inovação Industrial, com resultados, dicas e orientações de como tornar as empresas ainda mais produtivas, competitivas e inovadoras.
Para saber mais acesse: bussoladainovacao.org.br