Força para superar obstáculos é motivo de comemoração para empresários no Dia da Indústria

Durante solenidade em Maringá nesta quinta (25), presidente da Fiep destacou que, mesmo com dificuldades, industriais seguem sustentando desenvolvimento do país

No Dia Nacional da Indústria, celebrado oficialmente em 25 de maio, o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, destacou o esforço de toda a comunidade industrial para superar obstáculos e seguir gerando empregos e riquezas no país. A data foi marcada com uma solenidade em Maringá, reunindo lideranças da região Noroeste, dentro da programação da Semana da Indústria 2017. Na ocasião, a Fiep concedeu a medalha do Mérito Industrial a dois empresários da cidade com destacada atuação pelo desenvolvimento da indústria paranaense: Edson Marcelo Recco e Wilson Tomio Yabiku.

“Os empresários industriais sustentam este país, e este é um motivo de comemoração neste Dia da Indústria”, disse Campagnolo. “Os dois homenageados desta noite sintetizam o esforço de toda a comunidade industrial, responsável pela geração de empregos, riquezas e impostos. E que fazem muito mais, realizando trabalhos de cunho social, fazendo aquilo que, muitas vezes, seria obrigação do poder público”, acrescentou.

Campagnolo também transmitiu uma mensagem de otimismo aos industriais, afirmando que, se por um lado os escândalos de corrupção revelados nos últimos anos afundaram o país em uma crise política e econômica sem precedentes, por outro trazem a oportunidade de reconstrução do país. “Se não tivéssemos todas as revelações da Lava Jato e das delações premiadas, poderíamos estar caindo diretamente em um abismo profundo. Poderíamos chegar em 2018, quando teremos novas eleições, com certa prosperidade e talvez fossemos novamente enganados por projetos políticos que não colocam o país como prioridade”, declarou. “Estamos diante da maior oportunidade de passar este país a limpo e temos um prazo de mais ou menos um ano para isso, até as eleições. Mas devemos assumir nossa responsabilidade. Se não é para ser filiado a um partido político e se lançar candidato, que as pessoas pelo menos participem mais ativamente da vida política do país”, completou.

Homenageados – Nascido em 1961, em Arapongas, Edson Recco fundou, em 1983, a Indústria Recco e Cia Ltda. A empresa produz lingerie, moda praia e fitness. Além da qualidade de seus produtos, o Grupo Recco se destaca pelas ações de responsabilidade social que desenvolve, mantendo projetos que financiam os estudos de adolescentes e apoiando instituições que trabalham com crianças especiais. Edson Recco também tem atuação no associativismo, tendo sido presidente do Sindvest, de 2003 a 2005. Atualmente, é vice-presidente da Fiep. Em 2004, foi eleito empresário do ano pela Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM).

“Estamos há 34 anos com a empresa e esse mérito nos induz a ir em frente. Também motiva quem está começando no setor industrial, mostrando que é possível”, disse Recco, que fez questão ainda de compartilhar a homenagem com os colaboradores da empresa. “Todos nossos colaboradores também fazem parte dessa comemoração. Nossa sustentação sempre foram pessoas motivadas”, afirmou. Recco também destacou que, apesar de todas os problemas enfrentados pelo setor produtivo com as crises política e econômica atravessadas pelo Brasil atualmente, a indústria tem muito a comemorar em seu dia. “Apesar do momento difícil, a indústria ainda move toda uma engrenagem. Garantindo carteiras assinadas e fazendo com que o país siga em frente”, disse.

Engenheiro civil, Wilson Tomio Yabiku fundou a Design Empreendimentos em 1975. A empresa, que atua na área de construção, foi destacada como segundo lugar no Prêmio Sinduscon Noroeste, em 2016. Yabiku também tem forte atuação em entidades da sociedade civil organizada, sendo presidente do Conselho Gestor do Masterplan Metrópole Maringá e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM), além de ter sido presidente do Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem). Foi, ainda, o primeiro coordenador do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) de Maringá, e preside o Lar Escola da Criança de Maringá. Foi eleito empresário do ano em 2010, pela ACIM.

Em sua opinião, justamente essa atuação que fez com que fosse indicado para receber a homenagem da Fiep. “Nós, empresários, chegamos a uma fase em que devemos retribuir à sociedade tudo aquilo que ela nos proporcionou”, afirmou. “Maringá era pequena quando comecei a empresa. A cidade cresceu rapidamente, fazendo com que todos os empresários pudessem crescer, desenvolver suas empresas, criar suas famílias e viver com uma qualidade de vida ímpar. A melhor forma que aprendi para retribuir foi participando da sociedade civil organizada. Por isso não poderia de deixar de dividi esta homenagem com as entidades que represento”, explicou.

As comemorações da Semana da Indústria 2017 no interior do Estado se encerram nesta sexta-feira (26), com uma solenidade em Arapongas, na região Norte. Além de Maringá, as celebrações já aconteceram também em Guarapuava, nos Campos Gerais; em Dois Vizinhos, no Sudoeste; e em Toledo, no Oeste. As atividades serão concluídas com uma solenidade em Curitiba, na próxima segunda-feira (29).

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR