Cursos técnicos são oportunidade de carreira empreendedora

Conteúdo das disciplinas dá bagagem para empregos na indústria ou para que alunos iniciem o próprio negócio

Rodrigo de Oliveira do Carmo, 21 anos, é de Londrina e fez curso de Técnico em Informática no Senai em 2013. José Roberto Nascimento, 25, e Fernando da Silva Gomes, 20, ambos de Curitiba, também são ex-alunos e concluíram o curso de Técnico em Manutenção Automotiva no primeiro semestre de 2016. Além de decidirem pelo ensino técnico, os três têm algo a mais em comum: uma carreira empreendedora. Os ex-alunos são exemplos de como os cursos técnicos do Senai abrem oportunidades para os estudantes investirem em projetos próprios ligados à indústria.

De acordo com a gerente de Educação Profissional do Senai no Paraná, Vanessa Frason, o ensino técnico oferecido pelo Senai fornece aos alunos uma formação ampla. Isso pode abrir a possibilidade de os egressos do curso realizarem, a partir de atividades que eles tiveram durante as aulas, uma carreira empreendedora. “Em todos os cursos do Senai há possibilidade dos egressos empreenderem, tanto em processos dentro da empresa, o intraempreendedorismo, quanto na criação de uma nova empresa, que pode surgir de uma ideia durante a formação do aluno”, explica.

Iniciativas

Em Curitiba, os amigos Nascimento e Gomes se conheceram durante o Curso Técnico em Manutenção Automotiva, na unidade do Senai Boqueirão. Juntos com outro colega de turma, eles fizeram um projeto de TCC e decidiram dar andamento ao produto criado. O equipamento desenvolvido por eles é um sistema de segurança automotiva que bloqueia o funcionamento do motor do automóvel, evitando furtos e roubos. “Nós vimos que o curso oferecia várias oportunidades de desenvolver algo profissional e nós queríamos levar nosso projeto para frente. Fizemos pesquisas sobre furtos e roubos em grandes capitais e hoje temos um protótipo”, afirma Nascimento.

A partir da ideia inicial eles fizeram outros quatro produtos, dos quais um está em fase de finalização e os outros três ainda estão no papel. Todos são focados em segurança e conforto para os usuários de automóveis. “Sempre que nos reunimos nos questionamos do que fazer, como desenvolver, até que as ideias vão surgindo e damos andamento aos produtos”, diz Gomes. Os três amigos estão em processo de abertura de uma empresa e já patentearam o produto desenvolvido durante o curso, com o objetivo de vender os produtos.

No caso do ex-aluno de Londrina, ele também conheceu os atuais sócios da empresa quando eles ainda tinham aulas na unidade do Senai no município e viu, aos poucos, a oportunidade de empreender. “Eu trabalhava com web design antes do curso e fui chamado para a empresa quando conheci o pessoal. No começo do curso eu não tinha ideia do que fazer. Pensei que seria funcionário de alguma indústria e não esperava virar empresário”, explica. A carreira como empreendedor fez com que ele também continuasse os estudos, com a graduação em Administração de Empresas, atualmente cursando o terceiro ano.

Matrículas

As matrículas para os cursos técnicos do Senai no Paraná terminam no próximo dia 6 de fevereiro. São ofertados 26 cursos em todo o Paraná para o primeiro semestre de 2017, em 37 unidades de 32 cidades paranaenses. No edital das vagas, disponível no site do Senai, estão detalhados todos os cursos ofertados no estado, além dos documentos necessários para a realização da inscrição. As matrículas são efetuadas na sede das unidades com ofertas de aulas em todo o estado, mas o aluno interessado pode realizar uma pré-matrícula online acessando a página da instituição.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR