A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) assina, nesta segunda-feira (6), primeiro dia útil da Semana do Meio Ambiente, um convênio de colaboração técnica com a The Nature Conservancy (TNC), maior organização de conservação ambiental do mundo. Com a parceria, a Fiep vai mobilizar indústrias para que integrem a Coalizão Cidades pela Água. O projeto, lançado pela TNC, tem como objetivo garantir a disponibilidade de água para o abastecimento de 12 regiões metropolitanas brasileiras que passam por algum tipo de estresse hídrico, incluindo Curitiba. Para o evento de assinatura do termo, que acontece a partir das 12 horas, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, foram convidados CEOs e executivos de algumas das principais indústrias da capital e região.
A Fiep é a primeira Federação de Indústrias brasileira a dar apoio a essa iniciativa. “Garantir o desenvolvimento sustentável da indústria paranaense é uma das missões do Sistema Fiep”, afirma o presidente da entidade, Edson Campagnolo. “Sabemos da responsabilidade do setor industrial na preservação dos recursos hídricos e, por isso, buscamos a parceria com a TNC para envolver as empresas de Curitiba e região neste importante projeto”, acrescenta.
“Para a Grande Curitiba, o trabalho conjunto da Fiep com a TNC representa a oportunidade de que as empresas da região ajudem a tirar do papel um conjunto de medidas que beneficiarão milhões de pessoas”, explica Gilberto Tiepolo, Gerente Adjunto de Conservação da TNC.
Lançada no fim de 2015, a Coalizão Cidades pela Água procura unir os esforços da TNC Brasil com o setor privado na busca da ampliação da segurança hídrica de 12 regiões metropolitanas do país. Juntas, elas reúnem 62,6 milhões de habitantes (31% da população brasileira) e respondem por 45% do PIB nacional (R$ 2 trilhões).