Campagnolo participa de posse no TRE e destaca importância das eleições deste ano

O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen assumiu o comando do tribunal e será o responsável por conduzir as eleições municipais de outubro

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, participou, na noite da última sexta-feira (15), em Curitiba, da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Na ocasião, o desembargador Jucimar Novochadlo transmitiu o cargo para o também desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, que comandará o tribunal pelo período de um ano.

Campagnolo desejou sucesso ao novo presidente do TRE-PR e afirmou que Keppen terá a responsabilidade de conduzir no Estado um dos processos eleitorais mais importantes da história do país. “Pela situação atual do Brasil, em que vivemos uma crise não apenas econômica, mas política, ética e moral, o momento é decisivo para definirmos qual rumo queremos para nosso país no futuro. Por isso, considero as eleições de 2016 e de 2018 as mais importantes desde a redemocratização, para que o país reencontre o caminho do desenvolvimento”, disse o presidente do Sistema Fiep.

Ele afirmou ainda que, assim como ocorreu nas últimas eleições, em 2014, o Sistema Fiep, em parceria com inúmeras entidades representativas, vai reeditar este ano a campanha Vote Bem. O movimento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do voto e a necessidade de se levantar o maior número possível de informações sobre os candidatos, a fim de se escolherem representantes que atuem de acordo com os interesses da sociedade.

O novo presidente do TRE-PR disse que a participação da sociedade será importante para contribuir com o bom andamento do processo eleitoral deste ano. “Teremos eleições municipais, que sempre são mais complexas, o que significa que temos que estar mais preparados, contar com a colaboração da população para nos ajudar na fiscalização dos políticos e também na maior conscientização em relação ao voto”, declarou. Além disso, Keppen assumiu em seu discurso o compromisso de combater a fraude e os abusos econômicos na disputa eleitoral e defender os valores democráticos.

A solenidade de posse contou com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro José Antonio Dias Toffoli. Ele destacou as mudanças na legislação eleitoral definidas pelo Congresso Nacional no ano passado, e que passam a valer a partir de 2016, principalmente em relação ao limite de gastos para as campanhas eleitorais e a proibição de doações por empresas. “Este é um ponto extremamente relevante, porque antigamente o próprio candidato estabelecia o quanto iria gastar e agora a lei coloca um teto bastante rígido. Ou seja, a atuação do poder econômico está fora destas eleições, e haverá uma fiscalização muito rígida por parte do Ministério Público Eleitoral e também da sociedade, denunciando abusos de uso econômico ou de eventual caixa dois”, disse.

Além de Keppen, na sexta-feira também tomou posse, como corregedor e vice-presidente do TRE-PR, o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR