Senai Paraná reforça compromisso com a formação profissional no Dia Mundial da Educação

Entre 2023 e o primeiro trimestre de 2025, mais de 168 mil alunos passaram pelos cursos técnicos, de qualificação e aprendizagem industrial do Senai Paraná

Alice Mazuchin é um exemplo de como a educação técnica do Senai pode transformar vidas e abrir portas no mundo do trabalho e na indústria. Formada no Curso Técnico do Senai Paraná, atualmente, Alice trabalha em uma multinacional do mercado de luxo da moda (foto: Davi Bortolossi)

No Dia Mundial da Educação, celebrado neste 28 de abril, o Senai Paraná destaca sua atuação na formação de profissionais que fazem parte do desenvolvimento da indústria.

Entre 2023 e o primeiro trimestre de 2025, o Senai Paraná formou mais de 168 mil alunos em cursos técnicos, de qualificação, aperfeiçoamento profissional e aprendizagem industrial.

Entre os milhares de profissionais que iniciaram suas carreiras com o apoio do Senai está João Carlos Hening, egresso do Curso Técnico em Eletromecânica. Para ele, a formação técnica foi essencial para a rápida inserção no mercado de trabalho. “Escolhi o curso técnico porque era mais rápido. Em apenas dois anos, você já está apto para trabalhar. O Senai oferece uma formação completa, com teoria e prática no mesmo ambiente, e isso faz toda a diferença”, afirma João, que hoje ocupa posição de destaque na indústria.

Entre as áreas mais buscadas na formação técnica do Senai Paraná estão Metalmecânica, Eletrônica e Automação, Sistemas de Energia e Desenvolvimento de Sistemas. Já nos cursos rápidos de qualificação e aperfeiçoamento, os destaques são Metalmecânica, Construção de Obras e Produção Alimentícia.

Segundo dados da RAIS 2023 e do CAGED 2024, existem hoje 76.230 trabalhadores registrados em ocupações técnicas de nível médio nas indústrias do Paraná. As principais áreas com grande volume de admissões coincidem diretamente com os cursos técnicos mais procurados no Senai.

Entre as principais ocupações técnicas nas indústrias do Paraná estão funções como Técnico em Controle da Produção, Eletricidade e Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Química, Mecânica, Eletrônica, Eletromecânica, Construção Civil (edificações), Mecatrônica, entre outras.

Além disso, somente em 2024, as ocupações técnicas abriram 515 novos postos, com destaque para a área de Metalmecânica, que sozinha gerou 270 novas oportunidades. Esses dados, levantados pelo Núcleo de Inteligência Estratégica Senai Paraná, reforçam o compromisso do Senai em preparar profissionais prontos para atender as necessidades reais da indústria.

A participação feminina também tem ganhado força quando o assunto é formação profissional. Entre 2023 e 2024, o número de mulheres formadas em cursos do Senai Paraná cresceu 14%, especialmente em áreas estratégicas como produção alimentícia, desenvolvimento de sistemas e design.

Um exemplo dessa transformação é Alice Mazuchin Pereira de Souza, formada no Curso Técnico em Vestuário no Senai de Londrina. “Hoje, vejo que o conhecimento técnico me colocou à frente de muitas pessoas. O Senai me deu essa base”, destaca.

Com foco na formação de profissionais alinhados às demandas da indústria, formação prática e fortalecimento da empregabilidade, o Senai Paraná está com matrículas abertas para sua 2ª entrada de Cursos Técnicos. As matrículas estão abertas e todas as informações estão disponíveis nas secretarias das unidades do Senai pelo estado e na página senaipr.org.br/cursos.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR