
O Sesi Paraná acaba de lançar sua nova Educação de Jovens e Adultos (EJA), um programa inovador que permite a conclusão do Ensino Fundamental e Médio de forma flexível, ágil e alinhada às necessidades dos estudantes e do mercado de trabalho. A iniciativa, que já está em vigor em 25 estados brasileiros e conta com aprovação do Conselho Nacional de Educação (CNE), tem como grande diferencial o Reconhecimento de Saberes (RdS), metodologia que identifica, valida e certifica as competências adquiridas ao longo da vida, sejam elas de experiências pessoais, profissionais ou educacionais.
Com essa abordagem, o programa gratuito oferece uma jornada de aprendizado personalizada, possibilitando que os estudantes concluam o Ensino Fundamental em até 18 meses e o Ensino Médio em 12 meses. A modalidade EaD, com 80% das atividades a distância e 20% presenciais, facilita o acesso e a continuidade dos estudos, sem comprometer a rotina dos participantes.
“O Reconhecimento de Saberes é uma forma de valorizar a trajetória dos estudantes, partindo do que eles já sabem para construir o que ainda precisam aprender. Isso não só encurta o tempo de conclusão, mas também respeita e reconhece suas vivências, promovendo autoestima e oportunidades reais de crescimento pessoal e profissional”, Raquel Oliveira do Nascimento, gerente sênior da Educação Básica e Cultura do Sistema Fiep.
Além da conclusão do ensino regular, a Nova EJA integra qualificação profissional por meio de cursos oferecidos em parceria com o Senai, como Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade e Almoxarife. “A qualificação profissional é um diferencial importante do programa, pois prepara os estudantes para ingressarem ou se reposicionarem no mercado de trabalho com mais confiança e competitividade”, complementa Raquel.
Outro destaque é o currículo flexível e moderno, que organiza os estudos por áreas do conhecimento e inclui projetos interdisciplinares com foco no desenvolvimento das competências do século XXI, como autonomia, resolução de problemas e uso de tecnologias educacionais. O material didático autoral, combinado com a plataforma digital adaptativa, garante uma experiência de aprendizado dinâmica e acessível.
“A Nova EJA é um programa consolidado e reconhecido em todo o Brasil, fruto do compromisso do Sesi em oferecer educação de excelência. Agora, no Paraná, estamos possibilitando que jovens e adultos retomem os estudos de forma prática, personalizada e alinhada às suas realidades. É uma oportunidade real de transformação social e profissional”, reforça.
A Nova EJA do Sesi é uma oportunidade para trabalhadores da indústria, seus dependentes e a comunidade em geral retomarem os estudos, valorizando suas histórias e preparando-se para um futuro mais promissor.
Para se inscrever, procure a unidade mais próxima. As aulas começam a partir de 06 de março.