

O presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, recebeu nesta quinta-feira (23), no Campus da Indústria, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros. O encontro teve como objetivo estreitar ainda mais os laços do governo do Estado com o setor industrial para gerar mais empregos e renda no Paraná. Barros participou, ainda, de parte da reunião do Conselho Regional do Sesi Paraná.
Carlos Valter elogiou a decisão do governador Carlos Massa Ratinho Junior em abrir, em seu segundo mandato, uma secretaria exclusiva para a Indústria, Comércio e Serviços. A pasta passou a englobar também a Invest Paraná, agência de prospecção de novos investimentos no Estado. Na visão do presidente, a pasta vai melhorar ainda mais a colaboração entre a iniciativa privada e o governo do Estado.
“O Paraná tem a quarta maior produção industrial do Brasil, mas temos muito a avançar. E com a gestão eficiente do governo do Estado agora com a nova pasta só temos a ganhar”, aponta Carlos Valter. “A indústria representa 25% do PIB do Estado. Portanto, ter uma pasta dedicada ao nosso setor é um merecimento. Foi uma atitude muito boa do governo do Estado”.

Barros ressaltou que o governo estadual quer reduzir alguns gargalos para a indústria paranaense se desenvolver ainda mais. Entre os planos de ação, elencou, está avançar ainda mais na redução de burocracias, como na abertura de empresas. “Temos uma agenda em comum e queremos resolver as principais demandas do setor. Com isso vamos acelerar muito a abertura de novas empresas e facilitar a ação dos empresários na sua motivação maior, que é gerar riqueza e empregos no Estado”, destacou.
O secretário enfatizou ainda que a pasta está à disposição dos empreendedores industriais, assim como de todos os outros setores da economia. “É muito relevante que a gente coloque o Estado à disposição de nossos contribuintes e nossos colaboradores que são os empreendedores que tanto fazem pelo Paraná”, completou.
Ele lembrou que o governo do Estado tem não só nos empresários da indústria, mas também na própria Fiep como entidade, grandes parceiros para o desenvolvimento do Paraná. “Temos muitos convênios do Estado com a Fiep, especialmente com o Sebrae, em que a Fiep tem seu assento. No processo de automatização de abertura de empresas, por exemplo, a Fiep está patrocinando um software para o Paraná e teremos um resultado muito bom nisso”, afirmou o secretário, lembrando que o Paraná é o quarto estado mais rápido a abrir empresas no Brasil, com o processo levando em média em 16 horas. “Com essa parceria vamos avançar ainda mais nisso”.