Projetos inovadores dos Colégios Sesi de Cianorte e Pato Branco representam o Paraná

Equipes são semifinalistas do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae, que acontece durante o Bossa Summit 2023

Alunos e egressos dos Colégios Sesi da Indústria de Cianorte e de Pato Branco estão se preparando para a semifinal do Desafio Liga Jovem, que vai acontecer entre os dias 20 e 25 de março, durante o Bossa Summit 2023. A competição nacional de empreendedorismo nas escolas é realizada pelo Sebrae e pelo Instituto Ideias de Futuro, com jovens de 13 a 18 anos.

Ao todo, mais de 5 mil estudantes de todo o território nacional, num total de 600 grupos, entregaram projetos inovadores e com impacto social nas suas escolas ou comunidades. Os dois grupos dos Colégios Sesi estão entre os 100 projetos selecionados para a semifinal e vão representar o Paraná na competição.

Os seis grupos mais bem pontuados nas apresentações serão premiados com uma experiência internacional na Espanha, em Madrid, concedida pelo Sebrae, em que orientadores e alunos farão um tour de até dez dias por centros de inovação.

Projetos inovadores

Equipe do Colégio Sesi da Indústria de Cianorte
Equipe do Colégio Sesi da Indústria de Cianorte / Divulgação

Os alunos e egressos do Colégio Sesi da Indústria de Cianorte vão apresentar o projeto “Vai Q-quebra”, uma plataforma on-line, baseada no conceito de indústria 4.0. O objetivo é melhorar a comunicação entre clientes e fornecedores diante da urgência da troca de peças agrícolas e de manutenção. A plataforma liga cliente, operador, mecânico e fornecedor.

O projeto foi desenvolvido pelos alunos e ex-alunos André Sanches Souto, Bruno Carlos Comar, Carolina Eduarda Domingos da Silva, Marcia Turetti Peruci e Letícia Vitória da Silva Gonçalves Vieira durante a oficina Shark Tank e depois apresentado na maratona de ideias realizada pelo Sistema Regional de Inovação (SRI) Médio Noroeste, no SRI Festival, em 2022.

“Trabalhamos para ajudar os estudantes a desenvolver o perfil empreendedor. Convidamos o Sebrae para a banca final, depois fomos para o SRI Festival, até que nos inscrevemos para o Desafio Liga Jovem. Com a classificação, despertamos interesse de outros estudantes e até de outras escolas para possíveis parcerias”, explica a professora Nayara de Souza Mendes, orientadora da equipe.

Já a equipe do Colégio Sesi da Indústria de Pato Branco, formada pelos alunos e egressos Alan Felipe Boesing dos Santos, Marcelo Savitski Junior, João Pedro Chaise Bach, Gabriel Couto Turquiello e Lucas Matheus de Camargo, com a orientação de Douglas Henrique Batista, desenvolveu um site.

O objetivo da plataforma TechOn, segundo Alan, é solucionar a defasagem de profissionais de tecnologia no Brasil, fazendo a imersão de jovens do Ensino Médio que almejam entrar no mercado de trabalho. “Criamos um link empresa-aluno, possibilitando que as empresas busquem jovens a partir do perfil que é criado e apresentado na plataforma”, afirma o aluno.

Equipe do Colégio Sesi da Indústria de Pato Branco
Equipe do Colégio Sesi da Indústria de Pato Branco / Divulgação

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR