Senai e Simpep firmam parceria para qualificar profissionais para a indústria do plástico

Pelo acordo, serão ofertados em 2023 cursos de aprendizagem industrial, aperfeiçoamento profissional e trilhas de requalificação

Parceria foi firmada em reunião na sede do Simpep, em Curitiba (Foto: Gelson Bampi)

O Senai Paraná e o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Paraná (Simpep) firmaram, nesta quinta-feira (15), um termo de parceria para a realização de cursos de formação profissional para o setor em 2023. Pelo acordo, serão ofertados programas de aprendizagem industrial e de aperfeiçoamento profissional, além de trilhas de requalificação. Os cursos serão ministrados por técnicos do Senai e terão a colaboração de empresas representadas pelo sindicato.

A parceria foi assinada pelos presidentes do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, e do Simpep, Eliseu Zanella, durante reunião na sede do sindicato. Também esteve presente a superintendente do Sesi e do IEL e diretora regional do Senai Paraná, Fabiane Franciscone.

Carlos Valter ressaltou que a ação está alinhada com a missão do Sistema Fiep, que é servir e fortalecer a indústria paranaense. “Nosso objetivo é a indústria. O Senai, o Sesi, a Fiep e o IEL existem por causa da indústria e o nosso foco tem que ser a indústria”, disse, acrescentando que a formação de mão de obra qualificada é uma necessidade de vários segmentos. “E para qualificar a mão de obra, é preciso ter equipamentos e pessoal capacitado, e quem tem isso é o Senai. Daí a importância desta parceria”, completou.

Para Zanella,a oferta de diferentes modalidades de cursos será importante para formar profissionais em diferentes níveis, além de atrair jovens para atuar no setor, que enfrenta dificuldades para encontrar mão de obra qualificada no Paraná. “Se não fizermos isso, amanhã ou depois não teremos mais profissionais para o setor”, disse, acrescentando que os cursos podem ser aproveitados por qualquer indústria do setor representada pelo Simpep, mesmo que não sejam associadas ao sindicato.

Já Fabiane Franciscone destacou a capacidade do Senai de customizar as formações de acordo com as necessidades específicas de uma empresa ou de um setor. “Se a empresa não quer um curso em EAD (educação a distância), apenas mão na massa, o Senai tem condições de fazer. Nossas equipes estão à disposição para ouvir e adequar os cursos de acordo com a necessidade das indústrias”, afirmou. Ela ressaltou, ainda, que projetos similares ao que se inicia com o Simpep já foram realizados com outros setores, trazendo bons resultados para as empresas.

Sobre os cursos
A parceria assinada nesta quinta prevê três modalidades de formação. Com início previsto para fevereiro de 2023, o curso de Aprendizagem em Preparador de máquina injetora e extrusora de plástico é voltado para indústrias do setor que possuem colaboradores na modalidade Jovem Aprendiz. Além de colaborar com o cumprimento das cotas de aprendizes pelas empresas, a iniciativa é uma oportunidade para formação efetiva de jovens talentos para o setor.

As aulas serão ministradas na unidade Afonso Pena do Senai Paraná, em São José dos Pinhais, ou na unidade do município de Pinhais, dependendo da demanda. Indústrias ou grupos de empresas interessadas podem fechar turmas com 20 a 35 alunos. Para participar, o jovem aprendiz deve ter entre 18 e 23 anos e cumprir a jornada de 30 horas semanais (6 horas por dia), sendo três dias na empresa e dois dias de aulas no Senai. A empresa é responsável pela seleção do jovem e pagamento dos salários e encargos.

A parceria também prevê para o primeiro semestre de 2023 a oferta do curso de Aperfeiçoamento Profissional em Indústria do Plástico: tecnologias, ferramentas e processos produtivos. Com carga horária total de 200 horas, distribuídas ao longo de seis meses, a formação é voltada a estudante do Ensino Médio entre 14 e 18 anos. Além de aulas teóricas, o curso terá ainda aulas expositivas, com vivências práticas dentro de indústrias do setor.

Outra ação prevista pelo acordo é a oferta de Trilhas Formativas de requalificação profissional, voltadas para trabalhadores que já atuam em empresas representadas pelo Simpep. Serão disponibilizados seis diferentes cursos rápidos, presenciais e a distância, nas seguintes temáticas: concepção de manutenção produtiva total (50 horas); operação de máquinas injetoras (52 horas); otimização da produção de plástico (60 horas); robótica industrial (14 horas); ensaios e caracterização de materiais plásticos (28 horas); além de operação de máquinas extrusoras, que ainda está em processo de desenvolvimento pelo Senai.

Em todos os casos, as turmas ofertadas deverão ter mínimo de 20 e máximo de 35 alunos.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR