
Alunos do Colégio Sesi da Indústria do CIC, de Curitiba, foram convidados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para receberem medalhas de honra ao mérito pelas participações no Caça Asteroides. O projeto, em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC) da Nasa, tem por objetivo fornecer dados astronômicos de alta qualidade para cientistas cidadãos em todo o mundo.

As medalhas foram entregues nesta terça-feira, 29, aos alunos do Ensino Médio João Augusto Fracaro, do 3° ano, Lucas de Oliveira Machado e Nicholye Peron Ansay, do 1º ano. O evento aconteceu durante a 19ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal (SNCT-DF), em Brasília.
Os alunos integram o Clube de Astronomia do Colégio Sesi da Indústria do CIC. Para João Augusto, a atividade extracurricular teve papel importante para a detecção dos asteroides preliminares. “O Clube foi de grande ajuda, pois me apresentou essa oportunidade e me ajudou a tirar a maioria das dúvidas que tive, além de me proporcionar momentos incrivelmente divertidos, com todos, juntos, caçando asteroides”, diz.
O Clube de Astronomia tem orientação da professora Luianne Rodrigues dos Santos, que afirma estar muito orgulhosa pela conquista dos alunos. “Começamos o Clube [de Astronomia] este ano, então é gratificante ver o reconhecimento do trabalho desses alunos, porque são muito comprometidos e solucionam problemas facilmente. Estamos muito felizes pelas detecções dos asteroides preliminares e muito felizes por receber essa honraria”, declara.
Para Lucas, os materiais de leitura e videoaulas disponibilizados pelo Caça Asteroides fez com que pudesse absorver melhor os conteúdos sobre a astronomia. “O Caça Asteroides foi uma experiência totalmente diferente de tudo que eu já passei e foi incrível, pois aprendemos muitas coisas sobre os asteroides, principalmente, como caçá-los”, afirma o aluno.
Já para a aluna Nicholye, receber a medalha de honra ao mérito pelos asteroides preliminares detectados é algo que não imaginava. “Todos nós nos sentimos honrados por esse reconhecimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações pelo nosso esforço e persistência. Agradecemos à professora Luianne, por nos orientar nesse projeto, e ao Colégio Sesi pela oportunidade.”

Sobre o Caça Asteroides
O Caça Asteroides é realizado por meio de uma plataforma do IASC/Nasa Partner que fornece imagens captadas por um telescópio de 1,8 metro pertencente à Universidade do Havaí. Essas imagens são analisadas pelo software Astrometrica, disponível para download na página do IASC. As imagens são distribuídas e as equipes devem analisar, identificar e enviar os relatórios dos possíveis asteroides ou objetos próximos à Terra.