Diretores da Toyota conhecem o ecossistema de inovação do Sistema Fiep

Executivos da montadora visitaram estruturas do Campus da Indústria, em Curitiba, e discutiram possibilidades de parcerias futuras

Evandro Maggio, Fabiane Franciscone, Roberto Braun, Carlos Valter e Rafael Lucchesi, durante visita ao ISI-EQ (Fotos: Gelson Bampi)

Executivos da Toyota do Brasil conheceram, nesta quarta-feira (26), a estrutura e os serviços que o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) oferta na área de tecnologia e inovação. O diretor de Relações Institucionais da montadora, Roberto Braun, e o diretor regional de Compras e Pesquisa & Desenvolvimento, Evandro Luiz Maggio, visitaram as instalações do Habitat Senai e do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI-EQ), instalados no Campus da Indústria, em Curitiba.

Além disso, debateram com o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, e com o diretor-geral do Senai nacional, Rafael Lucchesi, possibilidades de parcerias que podem ser estabelecidas para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas entre a empresa e as instituições, principalmente voltadas às tecnologias relacionadas à mobilidade sustentável.

O instituto é o primeiro da área do Brasil. Possui infraestrutura laboratorial e de recursos humanos altamente capacitados para a realização de pesquisas aplicadas à indústria, desenvolvimento de produtos e processos inovadores, resultando em maior competitividade e sustentabilidade para diversos segmentos industriais. É uma unidade credenciada pela Embrapii, indicando alta qualidade dos serviços. Além disso, atua em rede com todos os demais Institutos Senai de Inovação do Brasil, de acordo com as necessidades específicas de cada projeto desenvolvido em parceria com indústrias.

Os executivos da montadora também conheceram o Habitat Senai, ambiente que reúne diferentes indústrias, startups e Institutos do Senai em um mesmo local e concretiza o ecossistema de inovação de forma orgânica, com capacidade de potencializar inovação, gerando negócios e valor para a indústria. Também foi apresentado a eles o projeto do Parque Tecnológico Campus da Indústria, que está em fase de implantação e terá foco principal em soluções para mobilidade.

Foram discutidas possibilidades de parcerias entre a empresa e as instituições

Infraestrutura de ponta
“Fizemos uma visita bem interessante às instalações do Senai, para nós foi muito importante conhecer tudo o que a entidade tem a oferecer, incluindo infraestrutura, equipamentos, materiais e mão de obra qualificada, o que possibilita pensar em possíveis parcerias no futuro”, afirmou Braun.

Já o diretor-geral do Senai nacional destacou a qualidade das estruturas mantidas pelo Sistema Fiep. “O que eu vejo aqui é, na verdade, um grande ecossistema. Estivemos em diversos laboratórios que têm os equipamentos mais modernos, como se nós estivéssemos na América do Norte ou na Europa ocidental”, disse Lucchesi, que é também diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e diretor-superintendente do Sesi nacional. “Então, a infraestrutura que o Senai tem hoje, o pessoal altamente qualificado e, sobretudo, a cultura de atendimento empresarial, isso é sim um enorme apoio ao desenvolvimento industrial brasileiro”, completou.

Para o presidente do Sistema Fiep, a aproximação da entidade com a Toyota é mais um passo na missão da entidade de servir a indústria não apenas paranaense, mas brasileira. “Foi feito o maior investimento em tecnologia pelo Sistema Indústria no Brasil, tanto nos ISTs (Institutos Senai de Tecnologia) quanto nos ISIs. Isso precisa e deve estar a serviço da indústria no avanço tecnológico e na melhoria da produtividade, sempre buscando competitividade para a indústria do Paraná e do Brasil”, declarou.

Também presente na visita, a superintendente do Sesi e IEL e diretora regional do Senai Paraná, Fabiane Franciscone, afirmou que é fundamental que as indústrias conheçam toda a estrutura e os serviços que o Sistema Fiep tem a oferecer. “Principalmente a gente olhando no sentido de melhorar a produtividade da indústria para ela poder ser mais competitiva no mercado”, disse.

O encontro desta quarta teve, ainda, as presenças do superintendente de Negócios Internacionais da CNI, Frederico Lamego; do gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Senai nacional, Roberto Medeiros; do gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social do Sistema Fiep, Fabrício Luz Lopes; da gerente executiva do Observatório Sistema Fiep, Marília de Souza; além de técnicos da entidade.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR