

Como a governança impacta na cadeia de valor de um negócio? Esse será o tema do primeiro webinar de uma série que a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) pretende promover, até o fim de novembro, para debater temas de interesse de gestores de áreas como compliance, jurídico e responsabilidade social de pequenas, médias e grandes empresas.
Neste primeiro encontro virtual, que acontece no próximo dia 31 de outubro, das 9 horas às 10 horas, quem comanda o debate é Naiara Augusto, diretora de ESG do WTC Curitiba. Ela estará acompanhada de Thais Paola Grandi, gerente adjunta de novos negócios no Paraná e Mato Grosso do Sul do BRDE, e de Aline Calefi, especialista em ESG no Sistema Fiep.
A ideia é debater o tema central e responder ao questionamento sobre a relevância da governança na cadeira de valor, além de promover a troca de experiências entre os participantes. Entre as questões, como o tema interfere no desenvolvimento dos negócios, para melhorar a performance em resultados e como contribui com a promoção da sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Também está previsto que os palestrantes tragam exemplos concretos e dicas para as empresas de como as indústrias paranaenses têm trabalhado a governança na cadeia de valor. Ao final, os participantes poderão conhecer o projeto da Bússola da Sustentabilidade, com apresentação do pesquisador do Observatório Sistema Fiep, Augusto Machado.
O evento é gratuito e pode ser acompanhado ao vivo pelo Canal da Indústria do Sistema Fiep no Youtube.
Sobre a Bússola da Sustentabilidade
A Bússola da Sustentabilidade está em sua terceira edição e visa identificar oportunidades de fortalecimento da cultura de sustentabilidade nas indústrias paranaenses (ESG). Para isso, faz um levantamento de dados por meio de um questionário online que pode ser respondido por gestores e dirigentes de indústrias paranaenses de todos os portes e regiões.
O estudo mapeia as áreas da indústria em oito dimensões empresariais: planejamento e gestão de processos, gestão de pessoas, produção, cadeia de suprimentos e distribuição, consumidores, parcerias institucionais, meio ambiente e engajamento local.
Após o preenchimento, as indústrias recebem um diagnóstico com seu perfil sustentável e podem saber o grau de maturidade de sustentabilidade da sua companhia. Elas também recebem informações, orientações e mecanismos de controle que favorecem o desenvolvimento e competitividade.
A fase de respostas ao questionário da 3ª edição da Bússola da Sustentabilidade vai até dia 30 de novembro. O acesso está disponível no site www.bussoladasustentabilidade.org.br/ , que também traz mais detalhes do projeto.
*** Mais informações podem ser obtidas pelo whatsapp (41) 9 8865-6719.