Conheça os vencedores do Prêmio IEL de Estágio 2022

Sistema Fiep reconhece práticas inovadoras em empresas e instituições de ensino

Estimular a inovação e o desempenho de projetos inovadores, executados pelas empresas, estudantes e instituições de ensino, durante o programa de estágio. Este é o objetivo da 18ª edição do Prêmio IEL de Estágio, realizado pelo Sistema Fiep, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) no Paraná.

Vencedores do Prêmio IEL de Estágio 2022 com troféus e certificados
Vencedores da Etapa Regional do 18º Prêmio IEL de Estágio (Foto: Gelson Bampi)

A premiação da Etapa Regional (Paraná) aconteceu nesta terça-feira, 27, com troféus e certificados para as melhores práticas em instituições de ensino e empresas. A inovação não precisa ser uma grande transformação, mas o importante é causar impacto positivo, podendo ser somente uma mudança de processo, por exemplo.

Na categoria Educação inovadora, o Centro Universitário Cidade Verde, de Maringá, levou o prêmio. Para o reitor, José Carlos Barbieri, o programa de estágio é muito importante para que os acadêmicos sejam inseridos nas empresas, entendendo normas, regras e responsabilidades. “É por meio do estágio que se consegue aliar os saberes teóricos e práticos. É preciso que os nossos acadêmicos estejam no mundo do trabalho, para aplicar os seus conhecimentos e trazer soluções criativas e inovadoras”, comenta.

O título de Empresa inovadora foi para a empresa Furukawa Electric LatAm, por inovar em diversas frentes e com vários projetos. A representante da empresa, Priscila Freire, conta que o programa de estágio da empresa possibilitou o desenvolvimento de vários projetos. “Além do supervisor de estágio, temos padrinhos e madrinhas que auxiliam no desenvolvimento de um projeto final de estágio, identificando uma melhoria ou inovação no departamento em que atua.”

Já o título de Projetos inovadores teve vencedores nas categorias “Empresa de médio porte” e “Empresa de grande porte” e são premiados todos os que atuam no projeto: estagiário, supervisor e empresa. Os campeões foram os projetos “Sistema para detecção de vazamento de água”, do Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (médio porte), e “Power Over Ethernet – Diretrizes para aplicações seguras e confiáveis”, da empresa Furukawa Electric LatAm.

Para Diego Siedel Bertoline, estagiário vencedor na categoria Projeto inovador com o Instituto Lactec, os pontos mais importantes do estágio são conhecer os problemas reais das empresas e ter a oportunidade de propor novas soluções. “Receber o prêmio foi fantástico. Estou trabalhando neste projeto desde o início do ano, então é muito gratificante ser reconhecido”, afirma.

Vencedor na categoria Projeto inovador com a empresa Furukawa Electric LatAm, o estagiário Luis Otávio Ribeiro comenta que, no programa de estágio, desenvolveu uma boa bagagem que possibilitou ganhar o Prêmio IEL de Estágio. “O estágio abriu as portas do mercado de trabalho, da empresa e até mesmo das tecnologias do futuro. É importante estar imerso na cultura da empresa, entender o lugar que você está e se desenvolver a partir dos próprios interesses e os interesses da empresa”, indica.

Os projetos vencedores em 1° lugar de cada categoria na Etapa Regional estão habilitados para participar da Etapa Nacional da competição, que tem divulgação do resultado e premiação previstas para o dia 26 de outubro.

 

Confira a lista de vencedores da Etapa Regional:

EDUCAÇÃO INOVADORA

Centro Universitário Cidade Verde

EMPRESA INOVADORA

Furukawa Electric LatAm

PROJETOS INOVADORES (Empresas de médio porte)

1º lugar Sistema para detecção de vazamento de água, do Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento

Estagiário: Diego Siedel Bertoline

Supervisor: Lourival Lippmann Júnior

Representante: Luiz Fernando Vianna

2º lugar Automatização do sistema de monitoramento e controle de consumo de água, da empresa Brose do Brasil Ltda.

Estagiário: João Felipe Ribeiro da Silveira

Supervisor: Leandro Koga

Representante: Suelen Azevedo

3º lugar Digitalização do processo de gerenciamento de testes, da empresa Brose do Brasil Ltda.

Estagiário: Eduardo da Silva Júlio

Supervisor: Fabio Sanson Lhle

Representante: Suelen Azevedo

 

PROJETOS INOVADORES (Empresas de grande porte)

1º lugar Power Over Ethernet – Diretrizes para aplicações seguras e confiáveis, da empresa Furukawa Electric LatAm

Estagiário: Luis Otávio Ribeiro

Supervisora: Talita Aguiar Coelho

Representante: Fabianne Vanessa Henriques

2º lugar Drenagem Urbana em BIM, da empresa TPF Engenharia Ltda.

Estagiária: Mahara Sphair

Supervisora: Tays Maria Rosado de Souza Bovet

Representante: Paulo de Souza Gonçalves Junior

 

***Clique aqui e confira as fotos do evento.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR