Senai promove encontro entre construtoras do Paraná para avanço tecnológico
No evento as indústrias puderam conhecer a rede de tecnologia e inovação a qual os Institutos Senai, Hub de IA e Habitats fazem parte. Com destaque para as soluções do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil e Habitat Senai.

O Senai Paraná, realizou um encontro na última sexta-feira (23) para apresentação do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil em parceria com o Sinduscon. O Instituto tem como objetivo apoiar a cadeia da construção civil no Paraná a realizar entregas mais eficientes e competitivas, por meio de serviços de metrologia, consultoria, pesquisa e inovação. No encontro foi possível apresentar e estreitar o relacionamento das empresas com o Instituto. Essa proximidade também já está sendo feita por meio da “Vertical Construtech” do Habitat Senai e Sinduscon. Iniciativa que visa trazer soluções inovadoras para as necessidades do setor de Construção Civil por meio de conexão com todo o ecossistema de inovação.
“A parceria com o Instituto Senai é fundamental para que as empresas associadas ao Sinduscon-PR, muitas de pequeno e médio portes, consigam iniciar ou avançar no campo da inovação. Só com inovação e novas tecnologias poderemos melhorar nossos sistemas construtivos, os processos de gestão, ser mais eficientes e consequentemente mais competitivos”, considera o presidente do Sinduscon-PR, Rodrigo José Assis.
Leia mais sobre o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil!
“A inovação e a tecnologia são fatores cruciais para o sucesso da economia e de setores empresariais. Então, quando a gente tem um setor como o da construção civil, que é muito relevante para economia, inovando, temos uma indústria mais competitiva e sustentável. É muito relevante a aproximação desse setor, pois podemos trabalhar em projetos de inovação aberta. Também é importante que as empresas se aproximem das construtechs, de startups, para que novas tecnologias sejam desenvolvidas e aplicadas dentro de um setor que naturalmente é tradicional”, explica Fabrício Luz Lopes, gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social do Sistema Fiep.

Participação de construtoras
Para Norley Bau, diretor técnico da empresa Baucon, os trabalhos desenvolvidos pelo Sistema Fiep, por meio dos Institutos de Tecnologia e Inovação do Senai Paraná, são importantes para as construtoras. “A correria do dia a dia, às vezes, não permite que a gente faça busca por novidades e esse apoio tecnológico, apoio institucional, é muito importante. Assim conseguimos embasamento para pesquisa e um caminho para soluções tecnológicas. Não é possível fazer isso sozinho e a Fiep é extremamente importante nesse sentido”, finaliza.
Rafael Medeiros, diretor de engenharia da Piemonte Construtora, reforça que o setor necessita de apoio para o desenvolvimento de novas tecnologias. “A gente precisa muito de apoio tecnológico. Precisamos muito desse backup do Senai para desenvolvermos e investirmos em tecnologia, pois a nossa construção – nível Brasil – ainda é um pouco atrasada. Sabemos disso e seguimos em busca de evolução e isso envolve não só a tecnologia e industrialização de processos, mas também a tecnologia de desenvolvimento de sistemas. Por isso acredito que as startups irão colaborar muito”, enfatiza.
Quer saber mais sobre as soluções do Senai Tecnologia e Inovação para o setor de Construção Civil? Acesso o nosso site ou mande um WhatsApp para o nosso time de consultores.