
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram definidos por 193 países, incluindo o Brasil, e implementados em 2015 na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 ODS, que se desdobram em 169 metas e 231 indicadores com foco nas Pessoas, Planeta, Prosperidade, Parcerias e Paz – os cinco Ps para o desenvolvimento sustentável – que devem ser alcançados até 2030. Para isso, empresas, poder público e os cidadãos são chamados à ação, a fim de promover projetos que contribuam para que municípios, estados e o país possam melhorar os seus índices sociais, econômicos e ambientais.
Desde 2003, como signatário do Pacto Global e com o propósito de impulsionar o desenvolvimento sustentável das indústrias paranaenses, o Sesi Paraná é um dos principais agentes do estado na divulgação dos ODS. “Nosso objetivo é apoiar as indústrias paranaenses a colocarem os ODS em seu planejamento estratégico, tornando-as mais sustentáveis e alinhadas ao ESG”, afirma Juliana Penhaki, coordenadora das Parcerias Institucionais do Sistema Fiep.
O Sesi no Paraná é referência no trabalho de divulgação, mobilização e acompanhamento das agendas mundiais de desenvolvimento. Por isso, ações, projetos e programas que incentivam o engajamento do setor e da sociedade nessas temáticas. As soluções empresariais, capacitações, consultorias e ações institucionais do Sesi Paraná em parceria com as agências da Organização das Nações Unidas (ONU) ajudam a colocar o Paraná como segundo estado com mais signatários do Pacto Global.
Entre as ações e projetos promovidos pelo Sesi, estão o Congresso Sesi ODS, que anualmente reúne importantes atores da sociedade e indústrias para a troca de experiências, o Prêmio Sesi ODS, que reconhece as melhores práticas das empresas, e, ainda o Portal Sesi ODS, com indicadores de todo o país em tempo real.
“Essas iniciativas promovem cada vez mais o engajamento das indústrias com o compromisso em prol de ações voltadas para melhorar seu impacto no mundo, e o número crescente de inscritos no Prêmio ano a ano é prova disso”, afirma Patricia Garcia Martins, gerente do Habitat Senai, Responsabilidade Social e Centro de Inovação do Sesi. Para a edição de 2022, 158 indústrias e empresas estão inscritas nas temáticas ESG e inovação.
Por tudo isso, foi natural que o Pacto Global da ONU no Brasil lançasse, em parceria com o Sistema Fiep, em dezembro de 2020, o HUB ODS Paraná. A iniciativa, inédita no mundo, tem como objetivo acelerar, por meio de parcerias regionais, a busca pelo cumprimento da Agenda 2030. O HUB paranaense tem 140 representantes de 113 empresas/organizações, sendo o HUB com o maior número de participantes, sendo o HUB com maior adesão no Brasil.
“Entendemos que os ODS são uma bússola capaz de guiar pequenas, médias e grandes empresas, governos e demais instituições para o desenvolvimento sustentável, único caminho para a permanência em um mercado cada vez mais competitivo e em processo de mudanças”, finaliza Juliana.