
Sidinei Rossi, gerente executivo de Educação, Marco Lourenço, gerente de Ações Móveis, Cláudia V. Schittini, gerente de Relações Internacionais, Rafael Asinelli, coordenador de Relações Internacionais, e Danniele V. Rios, analista de Relações Internacionais, todos do Sistema Fiep, e Dafanie Soares, especialista de Negócios Internacionais da CNI, receberam o Embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz, e o assessor do Consulado Honorário da Costa Rica em Curitiba, Fábio Alexandre Siebert.
Eles estiveram no Campus da Indústria para conhecer de perto uma das escolas móveis do Senai, já que têm interesse em levar ensino profissionalizante para regiões distantes da capital da Costa Rica.
Somente neste ano, o Sistema Fiep tem a expectativa de atender mais de 180 mil estudantes em todos os níveis de ensino, por meio da infraestrutura que dispõem: são 43 escolas profissionalizantes, 35 de educação básica e 46 unidades móveis. Essas últimas devem realizar mais de 20 mil atendimentos. Verdadeiras salas de aula sobre rodas, chegam a qualquer município do estado, onde a indústria precisa capacitar.
Sesi, Senai e IEL, por meio da área de cooperação internacional da Gerência de Relações Internacionais, executam projetos no exterior, compartilhando conhecimento, metodologias e tecnologias com instituições e governos estrangeiros, levando suas boas práticas de gestão. Há exemplos no Cabo Verde, com a gestão de Centros de Formação Profissional, Paraguai, com a formação de profissionais para a indústria, além de consultorias em Dacar, Niger e Etiópia, entre outros.
Para saber mais, acesse fiepr.org.br.