Londrina recebe, nesta sexta-feira (15), a primeira de uma série de reuniões que será realizada em todo o Paraná para atualização do Plano Estadual de Logística em Transporte – PELT 2035. No encontro, que acontece na sede do Sinduscon Paraná Norte, a partir das 8h30, representantes de entidades do setor produtivo, da sociedade civil organizada e do poder público analisarão todas as obras contidas no plano, apontando quais avançaram nos últimos anos, além de indicar outras intervenções que consideram importantes para aprimorar a infraestrutura da região.
Elaborada em uma construção coletiva que envolveu representantes de diversas entidades, a última versão do PELT foi lançada em 2016. O plano apresenta 97 obras e projetos prioritários para que o Estado elimine gargalos logísticos até 2035, o que resultaria em maior eficiência, menores custos e mais competitividade para o setor produtivo. Do total de intervenções, 60% diziam respeito a rodovias, 15% ao Porto de Paranaguá, 15% a aeroportos e 10% a ferrovias. O material traz ainda informações sobre hidrovias, dutovias e infovias.
Além de Londrina, as reuniões para atualização do PELT 2035 acontecerão em Maringá (dia 19), Cascavel (20), Francisco Beltrão (21), Guarapuava (27), Ponta Grossa (28) e Curitiba (29).
O trabalho tem coordenação técnica do Conselho Temático de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e conta com a parceria de entidades como o Movimento Pró-Paraná, Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), além do G7 – grupo do qual fazem parte a Fiep e as Federações da Agricultura (Faep), do Comércio (Fecomércio), das Cooperativas (Ocepar), dos Transportes (Fetranspar) e das Associações Comerciais (Faciap), além da Associação Comercial do Paraná (ACP).
A última versão da publicação pode ser acessada pelo link www.t2m.io/pelt2035.
SERVIÇO
Reunião de atualização do PELT 2035 em Londrina
Data: 15/07 (sexta-feira)
Horário: 8h30 às 12h
Local: Sinduscon Paraná Norte
Endereço: Av. Maringá, 2400 – Jardim Vitória