Estudantes conquistam prêmio de Carro Mais Veloz em competição de Fórmula 1 dentro do Festival Sesi de Robótica

Sediado no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, delegação do Paraná contou com 109 integrantes dos Colégios Sesi da Indústria e Sesi Internacional competindo em três categorias do evento

Marcando o recomeço da robótica educacional no Brasil com o primeiro festival presencial pós-pandemia de Covid-19, o 4º Festival Sesi de Robótica aconteceu de 27 a 29 de maio no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. Com a participação de mais de 1,2 mil competidores, entre alunos de escolas públicas e particulares de todo o país e mais de 13,2 mil visitantes, o evento reuniu as modalidades FIRST LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC) e F1 in schools (F1) de Robótica Educacional. 

A delegação do Paraná contou com 109 integrantes dos Colégios Sesi da Indústria e Sesi Internacional competindo em todas as categorias do evento. 

Equipe Nautilus na arena da competição (foto: Mario Castello/SESI)

Na modalidade FIRST Tech Challenge (FTC), voltada para estudantes com idade entre 14 e 18 anos, que devem projetar, construir, programar e pilotar robôs de até 19kg utilizando tecnologia Android e uma variedade de níveis de programação baseada em Java e Blocks, as unidades dos Colégios Sesi no Paraná participaram com cinco equipes. A presença no pódio foi garantida pela Nautilus, do Colégio Sesi da Indústria de Pato Branco, que conquistou o 2º lugar na aliança finalista da modalidade. 

A aliança finalista avalia o desempenho do robô na arena da competição, no formato de aliança de duas equipes x duas equipes. A conquista do 2º lugar foi realizada em conjunto com as equipes Agrotech (SC) e Cavalo Vendado (RS). 

Foto: Mario Castello/SESI

Já na F1 in schools (F1) a equipe Takion Escuderia do Colégio Sesi Internacional de Foz do Iguaçu se destacou e conquistou o 3º lugar na classificação geral com 763,5 pontos, além do 1º lugar na corrida mata mata e prêmio de Carro Mais Veloz da competição. 

Os alunos desenvolveram o protótipo de um carro de Fórmula 1 denominado ‘Flecha Sobre Rodas’. “Tentamos fazer o nosso carro o mais leve e o mais esguio possível, como se fosse uma flecha sobre rodas; ou seja, ele corta o vento mais rápido que uma flecha”, explica Giula Demarchi, que atuou como diretora de Design e Engenharia da equipe. 

Competindo com outras 40 equipes de diferentes escolas em todo o país, os alunos do Colégio Sesi Internacional mostraram, na prática, como a robótica é capaz de aproximar os jovens do mercado de trabalho.

Para participar do torneiro, a Takion Escuderia também contou com o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu que, por meio da Diretoria de Captação de Projetos e Inovação da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, apoiou a equipe na captação de patrocínios que viabilizaram a participação no torneio.

Sobre o Campeonato F1 in Schools 

Projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, o Campeonato F1 in Schools foi criado com objetivo de estimular jovens estudantes, entre 9 e 19 anos, a projetar, modelar e testar um protótipo de carro de Fórmula 1 para competir em pistas de miniatura; impulsionados por cilindros de dióxido de carbono, os carros podem chegar a 80 km/h em menos de um segundo. Integrando a metodologia STEAM, a iniciativa desperta os alunos para as engenharias e áreas afins, além de trabalhar habilidades socioemocionais fundamentais para o mundo do trabalho. 

Desde 2019, o SESI promove os torneios dessa categoria no Brasil junto com a Associação Projetando o Futuro. Quer saber mais? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo: 

Serviço Social da Indústria é o operador oficial do Festival de Robótica no Brasil 

Com objetivo despertar o interesse de estudantes do Ensino Fundamental e Médio em áreas como matemática, ciências, tecnologia e engenharia, engajando a formação de novos líderes e inventores, o Torneio de Robótica faz parte de um programa criado pela organização norte-americana sem fins lucrativos FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e que tem o Serviço Social da Indústria (SESI) como operador oficial das competições no Brasil.  

“Este é um programa internacional de robótica que estimula e desafia os estudantes a buscarem soluções para problemas da sociedade moderna. Além disso, os alunos desenvolvem diversas habilidades comportamentais como trabalho em equipe e liderança, criam seus projetos de inovação, constroem robôs e aprendem sobre programação, de forma divertida e na prática”, explica Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, Gerente de Educação e Negócios do Sistema Fiep. 

Quer entender mais sobre Festival Sesi de Robótica? Então assista o vídeo a seguir: 

Robótica Educacional desenvolve habilidades fundamentais para as relações humanas e mundo do trabalho 

Por meio da aplicação da metodologia STEAM, que integra conhecimentos nas áreas de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, os alunos, organizados em equipes, contam com o apoio de técnicos e mentores para construir robôs que devem ser programados para enfrentar os desafios da temporada em uma arena de competições. 

Mais do que estimular o aprendizado envolvendo diversas áreas do conhecimento, a iniciativa trabalha nos alunos valores e habilidades socioemocionais essenciais para que possam crescer e se desenvolver enquanto pessoas, além de prepará-los para os próximos desafios da vida envolvendo o mundo do trabalho. 

“Eu entrei na equipe para ter um foco e um rumo. E foi o que aconteceu. A Maria Clara é outra pessoa. Eu tenho mais foco, muito mais determinação, sei o que eu quero e o que eu preciso fazer para conseguir”, conta Maria Clara de Souza, de 17 anos, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Sesi da Indústria de Foz do Iguaçu e integrante da equipe Takion Escuderia, que conquistou o 3º lugar geral na competição F1 in Schools. “Sou uma pessoa muito mais centrada, mais focada, mais responsável e mais determinada. Participar da equipe e da competição oportunizaram o amadurecimento tanto da minha vida pessoal quanto acadêmica”, acrescenta a estudante que desempenhou a função de diretora de Projetos e Ações Sociais da equipe. 

Confira as equipes dos Colégios Sesi que representaram o Paraná durante o 4º Festival Sesi de Robótica 

Categoria FLL: 

Yottabyte do Colégio Sesi da Indústria CIC – Curitiba 

Destroyers do Colégio Sesi da Indústria de União da Vitória  

The Gears do Colégio Sesi da Indústria de Rio Negro  

Nesta modalidade, competiram 100 equipes formadas por 635 estudantes de todo o Brasil sendo 298 meninos e 337 meninas. Ao todo, os robôs disputam mais de 200 rounds. 

Categoria FTC: 

Quimera do Colégio Sesi da Indústria de São José dos Pinhais  

Nautilus do Colégio Sesi da Indústria de Pato Branco  

Asimov do Colégio Sesi Internacional de Londrina  

Brontobyte do Colégio Sesi da Indústria CIC – Curitiba 

Benderminds do Colégio Sesi da Indústria de Dois Vizinhos  

Ao todo 45 equipes, com 424 alunos (249 meninos e 175 meninas) de todo o Brasil participaram do Festival Sesi de Robótica na categoria FTC, disputando cerca de 70 partidas na arena. 

Categoria F1 in Schools: 

Takion do Colégio Sesi Internacional de Foz do Iguaçu  

Escuderia Tupã do Colégio Sesi da Indústria de São José dos Pinhais  

Na modalidade F1 in schools participaram 41 equipes, com 233 integrantes (111 meninos e 122 meninas). Os carros projetados pelos estudantes largaram em mais de 50 corridas. 

Confira a galeria de imagens do 4º Festival Sesi de Robótica, realizado de 27 a 29 de maio no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR